Viver nos dias de hoje até aos oitenta ou noventa anos é uma realidade. Decida se quer dançar na festa de casamento dos seus netos e sentir-se tremendamente bem acerca de si mesmo todos os dias da sua vida, a partir deste momento. Este é talvez o melhor tempo na história da humanidade para se viver em termos de saúde e longevidade. Nunca foi tão possível para nós vivermos tantos anos e com qualidade de vida como nos dias de hoje. No inicio do século XX a esperança média de vida era inferior a cinquenta anos, nos dias de hoje ronda os oitenta anos e aumenta a cada ano. Uma grande percentagem da população encontra-se nas faixas etárias dos oitenta, noventa e até mesmo cem anos. Este é um objetivo que está ao alcance da grande maioria da população mundial.

As suas futuras intenções, os seus objetivos e visões a longo prazo, têm um tremendo impacto nas suas atuais decisões e acções.  Já pensou acerca de quantos anos tem intenção de viver? Muitas pessoas ficam surpreendidas com esta questão. Em geral, não gostamos de pensar muito acerca do fato de não irmos viver para sempre, por isso não pensamos no quanto a nossa vida pode ser longa. No entanto se partirmos do principio que quer viver mais de oitenta anos, foquemo-nos então nesse fato. Pense quantos anos gostaria de viver? Isso passará a ser o seu objetivo. Agora você está apto  a poder examinar cada parte da sua vida física para determinar se a forma como está a viver lhe permite chegar à idade que estabeleceu.

Um das coisas mais inteligentes que pode fazer, agora mesmo, é parar de fazer algumas das coisas que possam impedi-lo de viver uma vida longa e saudável.  Se você conseguir deixar de fazer algumas das coisas prejudiciais que faz e começar a fazer outras coisas que sejam mais saudáveis, conseguirá certamente mudar drasticamente a sua vida num curto espaço de tempo.

Existem 4 formas de você conseguir mudar algo na sua vida:

  • Você pode conseguir fazer mais de algumas coisas.
  • Você pode fazer menos de outras coisas.
  • Você pode começar a fazer alguma coisa que não fazia anteriormente.
  • Você pode parar de fazer algumas coisas que lhe são prejudicais.

Na grande caminhada da vida, você é livre de escolher o que quer ou não quer fazer. Você tem o controlo de grande maioria das suas escolhas. Você é o responsável. Em termos da sua saúde física, você está onde se encontra, certamente devido às decisões que foi tendo na sua vida (para o bem ou para o mal).

1. DETERMINE OS SEUS VALORES REFERENTES À SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA

Quais são os seus valores no que diz respeito à sua condição física e bem-estar? Quão importante é para você a sua saúde física? Qual é o grau de importância que tem na sua sua vida? O que é que você pensa sobre a importância de promover a sua saúde física, e quantas vezes pensa acerca disso?

Nós tornamo-nos naquilo que pensamos a grande maioria do tempo. As pessoas que são saudáveis e que têm uma boa condição física pensam muito acerca da sua saúde e bem-estar. Organizam a sua vida à volta de atividades e comportamentos específicos que lhes asseguram a probabilidade de viverem uma vida mais longa e saudável. Ter uma boa saúde é algo que muitos de nós damos como garantido até que nos seja retirado. Muitas pessoas não pensam na sua saúde até terem uma doença ou um acidente que os force a pensar na sua saúde de forma quase exclusiva. Muitas vezes só nos lembramos daquilo que temos, quando não temos.

Comece por certificar-se acerca dos seus valores nesta área. Alguns dos valores relacionados com a saúde e capacidade física são a felicidade, energia, beleza, auto-disciplina, auto-controlo, força de vontade, mestria pessoal, persistência,  e exercício físico. Quais destes valores lhe parecem mais apelativos? Tente escolher três ou quatro valores (estes ou outros) e organize-os na sua ordem pessoal de prioridade. Que valor é mais importantes para si? Qual é que vem em segundo? Qual é que vem em terceiro? E assim sucessivamente.

Motivação requer motivos, e quanto mais clarificado estiver sobre os seus valores em relação à sua saúde e bem-estar, mais fácil será para você tomar decisões e eventualmente “sacrificar-se” o necessário para ter uma vida longa e feliz.

2. CLARIFIQUE A VISÃO ACERCA DA SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA

Qual é a visão que tem a longo prazo para a sua saúde? Projete-se quatro ou cinco anos no futuro. Se a sua saúde fosse de ferro em todos os aspetos, qual é que seria a sua aparência? Como é que você se sentiria? Faça um lista dos seus sonhos. Quanto é que você pesaria? Quantas vezes você faria exercício físico? Quantas horas de sono você teria? Que tipo de atividades físicas você faria de forma regular? Se fosse possível você ter mais cuidados consigo, o que é que você estaria a fazer, ou o que é que você se propunha a fazer?

3. ESTABELEÇA OBJETIVOS PARA A SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA

Estabeleça objetivos concretos de acordo com o nível de capacidade física, saúde e bem-estar que você deseja ter. Faça uma análise completa de si mesmo relativamente ao seu momento atual. Seja totalmente honesto consigo mesmo. Crie uma linha base para que possa comparar o seu progresso. Pergunte a si mesmo as seguintes questões:

  • Quanto é que você pesa?
  • Quantas horas por noite você dorme?
  • Qual é o seu perímetro abdominal?
  • Quantas vezes por semana pratica exercício físico?
  • Quantos minutos por semana faz de exercício físico?
  • Que quantidade de comida come?
  • Quão nutritiva é a sua dieta?
  • Que quantidade de álcool você bebe diariamente e semanalmente?
  • A que horas você vai para a cama? E a que horas se levanta?
  • Como é que classifica a sua saúde geral, numa escala de 0 a 10?

Qualquer uma destas medidas pode ser utilizada como o ponto de partida para estabelecer objetivos e assim  conseguir alcançar uma melhor saúde e capacidade física.

4. ATUALIZE O SEU CONHECIMENTO ACERCA DA SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA

Tente identificar o conhecimento e habilidades que irá necessitar para alcançar e manter a sua saúde física. A principal razão pela qual não nos desenvolvemos nem crescemos numa determinada área da nossa vida, é porque assumimos que já sabemos tudo que há para saber. Assuma que existem muitas coisas que desconhece em algumas áreas importantes da sua vida. Para obter mais informação sobre como melhorar a sua saúde, pondere ler o nosso artigo: 29 benefícios da atividade física na sua saúde.

5. SEIS FORMAS-CHAVE PARA PROMOVER A SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA

5. A primeira forma-chave para a promoção da sua saúde, felicidade e vida longa é alcançar e manter o peso apropriado. Aconselhe-se com o seu médico acerca da melhor forma de conseguir investir na manutenção ou redução do seu peso. O excesso de peso, é na atualidadade um dos maiores problemas de saúde das populações, não só no que diz respeito aos problemas diretos, nomeadamente uma redução na mobilidade, dificuldades respiratórias, propensão para doenças cardíacas, entre outras, existem também todos os problemas indirectamente relacionados, como problemas de auto-estima, embaraço público, problemas emocionais.  Independentemente de todas as dietas possíveis e milhões de Euros e Reais gastos com o problema do excesso de peso, existe uma fórmula muito eficaz, a qual eu aconselho e acredito funcionar para a redução de peso de forma saudável e com reduzida probabilidade de recaídas: Uma fórmula por sinal, extremamente simples:

A fórmula é: Coma menos e pratique mais exercício físico.

Um dia ouvi uma frase que nunca mais esqueci de alguém que tinha perdido aproximadamente 20kg do seu peso. Perguntaram-lhe qual tinha sido o seu segredo. Ele respondeu, que se tinha apercebido de algo extraordinário: “Eu descobri que nunca ganhei peso de algo que eu nunca comi.” Milhares de pessoas conseguem perder peso de forma saudável, certamente você também. Estabeleça qual é que será o seu peso ideal, com a ajuda do seu médico, depois proponha-se a um plano de redução do peso e trabalhe nele todos os dias. Não faça disso uma obsessão, mas dedique-lhe algum do seu tempo e atenção. Depois desse hábito instituído, será bastante mais fácil conseguir manter um peso aconselhável para o resto da sua vida.

6. A segunda forma-chave é fazer uma alimentação apropriada. Quando investigadores examinaram os programas alimentares de atletas Olímpicos de mais de 120 países, eles descobriram  que todas os programas tinham três coisas em comum:

  • Os atletas comiam uma grande variedade de alimentos para receberem uma abrangente variedade de nutrientes.
  • Comiam fontes de proteína magra. Este é o tipo de proteína baixa em gordura, como o peixe, frango, e bifes de porco ou peru.
  • Todos bebiam muita água. Precisamos em média de 2,5 a 4 litros de água por dia para que o nosso organismo possa funcionar devidamente.

O segredo para uma alimentação excelente é bastante simples: Coma mais frutos e vegetais. Coma fontes de proteína magra. Coma produtos derivados dos cereais integrais. Beba bastante água.  Evite sal, açucar e produtos derivados das farinhas brancas.

7. A terceira forma-chave para a promoção da sua saúde é praticar atividade física. Ideal, seria praticar exercícios que solicitassem todas as articulações do seu corpo, e deveria de preferência fazê-lo todos os dias. Deveria praticar um tipo de atividade física entre três a cinco dia por semana, durante trinta minutos. Uma forma simples de preencher estes requisitos é por exemplo caminhar durante 30 minutos a um passo acelerado. Aconselha-se que antes de iniciar a caminhada ou a corrida, faça alguns exercícios de aquecimento e mobilidade articular, assim como alguns alongamentos musculares, estes deverão ser feitos também no final da sua prática de atividade física.

Muitas pessoas não praticam nem fazem qualquer tipo de atividade física por não terem tempo. Mas, alerto para o fato de esta falta de tempo ser uma ilusão. Se não vejamos, estudos  mostram que à medida que vai introduzindo a prática do exercício físico na sua rotina diária, mais energia vai tendo. Quanto mais se exercitar, mais restaurador será o seu sono, e eventualmente menos necessidade de dormir terá. Mais enérgico, resistente e produtivo será no seu trabalho e na sua vida em geral.

O ponto-chave a transmitir é simples: Se investir tempo na atividade física regular, terá um retorno soberbo na melhoria da performance e promoção de uma vida longa e saudável.

8. A quarta forma-chave para a promoção da sua saúde é o descanso e relaxamento apropriado. Não é difícil percebermos que a grande maioria de nós trabalha horas em excesso e temos uma vida atribulada que nos retira horas ao sono e à atividade de lazer. Em média precisamos entre sete a oito horas de sono (pode variar em casos excepcionais) para termos um bom funcionamento no nosso dia-a-dia. Em tempos de stress elevado e trabalho em excesso, necessitamos de mais descanso. Não cometa o erro de auto- promover um curto-circuito em si mesmo.

Tire pelo menos um dia de folga por semana. Neste dia discipline-se a si mesmo para  não fazer nada que esteja associado ao seu emprego. Relaxe completamente. No artigo que escrevi: 10 técnicas poderosas de relaxamento, apresento algumas atividades simples e práticas para obter bem-estar físico e mental. A leitura do artigo pode ajudá-lo a descobrir a sua técnica favorita de relaxamento, planeie dedicar-lhe alguma atenção diária.

Dica: Quanto mais descansado você tiver, mais energia, capacidade física, estado de alerta, e produtividade irá ter em qualquer área da sua vida. Irá fazer mais, tirando algum tempo para descansar.

9. A quinta forma-chave para a promoção da sua saúde é parar de fumar. Fumar é provavelmente a pior coisa que você pode fazer ao seu corpo. Fumar está associado a trinta e três doenças diferentes, desde o cancro do pulmão, nariz, garganta, laringe, esófago, e estômago até à arteriosclerose, doenças do coração, diminuição das funções cerebrais, osteoporose, gengivites, entre outras. Perante este cenário, pouco mais há para dizer.

Mas eu ainda arrisco a dizer: Pare já de fumar, pela sua saúde.

10. A sexta forma-chave para a promoção da sua saúde é reduzir ou eliminar  o consumo de álcool. Um enorme conjunto de problemas sociais, físicos e mentais são causados por excessivo consumo de álcool. Argumentação familiar, acidentes rodoviários, cirrose no fígado, problemas mentais, entre outros, são tudo problemas associados à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Os Ansiães Gregos diziam:

“Moderação em todas as coisas”. Este é um excelente conselho, não só para as questões do álcool, mas para todas as outras coisas relacionadas com o seu regime para promoção da sua saúde.

11. FAÇA UM COMPROMISSO DE ACÇÃO COM A SUA SAÚDE

Que compromisso de acção você irá fazer a partir de hoje para começar a movimentar-se na direcção da promoção da sua saúde e bem-estar? Crie um desafio que lhe dê esperança para alcançar uma saúde extraordinária. O quer que seja, resolva fazê-lo já. Não perca tempo, coloque a bola em jogo. Inicie um programa para a vida inteira para a promoção da sua saúde, faça disso o seu modo de vida. Se se preocupa com a sua saúde e pretende viver muitos e bons anos, não hesite, começa agora mesmo a fazer coisas para promover a sua saúde. Faça disso uma das suas filosofias de “vida”.

E VOCÊ, JÁ PROMOVEU A SUA SAÚDE E CAPACIDADE FÍSICA?

Milhares de pessoas diariamente esquecem-se do seu corpo e da sua saúde e capacidade física. E você, já promoveu a sua saúde e capacidade física? Partilhe as suas opiniões!

Abraço