A palavra sucesso pode impelir-nos para a ideia de sermos reconhecidos por grande feitos, por ganharmos muito dinheiro, sermos uma figura pública, vencedores num esporte, subir na carreira. Mas, sucesso, de forma simples, pode ser considerado toda e qualquer ação, pensamento ou atitude que cumpra um objetivo previamente estabelecido. Seguindo esta ideia, para alcançar o sucesso é importante adotar e aplicar estratégias sólidas de forma coerente ao longo do tempo. Os alicerces para o sucesso tem tudo a ver com a atitude que se toma. Tem tudo a ver com a capacidade de manter em mente a ideia que se pretende materializar e agir assertivamente.

Charles Swindoll, disse: “A atitude é mais importante do que o passado, que a educação, que o dinheiro, que as circunstâncias, que o que as pessoas fazem ou dizem. É mais importante do que a aparência, a habilidade ou superdotação “.

Estes são princípios a levar em consideração para quem pretende ser bem sucedido no seu dia a dia ou num objetivo maior. Independentemente de qualquer outra coisa que você possa ter feito ou não na sua vida, o sucesso está sempre ao seu alcance. Os três conceitos chave que explicarei mais adiante, permitirão criar a base para potenciar as suas motivações.

Abrir a sua mente em torno destas ideias é crucial para o seu sucesso no futuro. Não pretendo transmitir a mensagem que estes conceitos são mágicos, e que tudo o que estiver sendo programado sobre a alçada destes princípios terá sucesso. Nada disso. No entanto, afirmo peremptoriamente que aplicando os três conceitos chave, certamente você irá colocar-se num estado mental vantajoso.

1. RESPONSABILIDADE PESSOAL

Os resultados que você alcança (ou suporta) são um produto das suas ações. É hora de parar de culpar o seu cônjuge, o seu chefe, os seus pais e quem mais você acha que é injusto com você. Não importa o que alguém fez ou deixou de fazer, você escolhe a sua resposta e, portanto, você é o principal responsável. Não estou dizendo que as pessoas, o ambiente ou a condições não possam influenciar negativamente os resultados. Claro que sim. Claro que isso por vezes acontece. Mas a resposta que você dá, e aquilo que decide fazer após as dificuldades sentidas, isso depende inteiramente de você.

Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Supere isso. É hora de seguir em frente. Você pode ter sido vítima num  determinado ponto na sua vida, mas provavelmente isso acabou e pertence agora ao passado. Escolha  assumir a responsabilidade pela sua vida a partir deste ponto em diante. Até que você faça isso, você permanecerá preso. Liberte-se do passado e siga em frente com a sua vida.

Nós todos temos caminhos a trilhar e obstáculos a ultrapassar na subida para o sucesso. Até que perceba que ninguém vai percorrer esse caminho por você. Até você aceitar a plena responsabilidade pelo seu sucesso (ou falta dele). Até que você pare de dar desculpas para si mesmo. Você nunca será capaz de atingir o seu pleno potencial. De uma vez por todas liberte-se da sua carga emocional negativa reestruturando o seu pensamento para uma forma mais capacitadora de olhar para si mesmo. Olhe para si de forma mais positiva e capaz. Você é detentor de um enorme potencial que está à sua espera para ser expresso.

Para aprofundar o assunto, leia: Dê um rumo à sua vida, deixe de fazer as mesmas asneiras

sucesso

2. BONS HÁBITOS

Podemos chamar ao conjunto de ações e comportamentos que promovem o sucesso, de bons hábitos. Podemos igualmente falar em força de vontade ou autodisciplina. Se você quisermos ser bem sucedidos, quer seja recuperar de um problema psicológico, subir na carreira ou simplesmente melhorar um relacionamento, certamente beneficiaremos em estruturar a nossa vida, de tal maneira que repetidamente através da implementação de uma estrutura mental positiva , iremos expressar pensamentos, atitudes e comportamentos positivos. Uma nova forma de pensar, sentir e agir edificará uma nova forma de ser mas preparada para construir soluções que levem aos sucesso.

Uma pessoa sábia, disse: “Primeiro, você faz os seus hábitos, depois os seus hábitos fazem você”.

Tenho recebido muitos emails de pessoas que me dizem que gostariam de ser de uma outra forma, de agir de uma determinada maneira ou até mesmo passar a pensar de forma mais positiva. A questão que coloco sempre, é porque não o faz? Por vezes as pessoas querem coisas tão simples, tão ao seu alcance, que paradoxalmente lutam contra elas mesmo sabotando os seus objetivos. Na grande maioria das vezes isso sucede porque criaram a crença de que é necessário algo de extraordinariamente complexo, difícil e complicado para alcançarem o que desejam. Este tipo de pensamento ou crença torna-se no principal obstáculos à mudança, e consequentemente afasta a pessoa do sucesso pretendido.

Se você quer ser bem sucedido, um passo simples, mas de enorme impacto positivo tem de ser dado. Incorporar o pensamento, fundir-se à ideia, agir de acordo com o que perspetiva e ser do jeito que você precisa ser para alcançar o sucesso que deseja. Mas como? Simplesmente agindo da forma que diz que gostaria de agir. Ser da forma que diz que gostaria de ser. Pensar da forma que diz que gostaria de pensar. Parece ridículo  mas este é o passo que tem de ser dado. Se você precisa cortar o cabelo, em seguida, corte o cabelo. Se você precisa de um fato novo, então compre um fato novo. Se você precisa elaborar um orçamento, em seguida, elabore um orçamento. Se você precisa de enfrentar o seu chefe, então, encontre uma forma eficaz de fazê-lo. Pare de sabotar-se, pare de ser ineficaz, e de ter atitudes derrotistas. Torne as coisas simples e tome a ação que você precisa fazer para ter sucesso.

Saiba o que as pessoas fazem para obter sucesso na área em que você quer ter sucesso e, em seguida, siga os seus passos. Eu não estou sugerindo que você tem de imitar ou copiar o trabalho de alguém. Nem um pouco. Mas, eu estou dizendo para você aprender com eles e inspirar-se neles. Uma ótima maneira de começar a desenvolver os hábitos corretos é encontrar um mentor disposto a trabalhar com você.

Além disso, pondere ler alguns dos meus artigos sobre bons hábitos de vida e estratégias para o sucesso: 

3. ADAPTABILIDADE

Se você quer ter sucesso, se pretende alcançar os objetivos a que se propõe, então você deve ser capaz de adaptar-se. E para adaptar-se, inevitavelmente você vai ter de mudar. Não tem de mudar a si mesmo, nem a sua personalidade, nada disso. O que vai ter de mudar é a forma como encadeia o seu pensamento. Para mudar é necessario aprender algo, estou a falar em aprender a felixibilizar o seu pensamento, de forma a que encontre estratégias funcionais de raciocinar que o levem a agir de maneira a que sirva os seus propósitos. Você precisa crescer, desenvolver-se, inovar e evoluir na forma como estrutura o seu pensamento. O mundo não é fixo, assim, você também não deve ser. A adaptabilidade é uma habilidade promotora de sucesso.

A reter: Aceitar a possibilidade de mudança é um propulsor da adaptabilidade .

A adaptabilidade tem a sua base na flexibilidade de pensamento. A capacidade de manter o objetivo em mente apesar de todas as contrariedades e, ainda manter a presença de espírito para procurar soluções alternativas, e caminhos para a realização daquilo que se pretende, é o processo que expressa a nossa capacidade de adaptação.

Ebook – Como Mudar Sua Vida para Melhor

Porque isso é tão importante? Porque a maneira de aumentar a probabilidade de alcançar o sucesso é não desistir de encontrar soluções. Você adapta-se. Você modifica-se. Você cresce. Mas, você deve persistir. Acione a sua atitude positiva, utilize o pensamento positivo e coloque-se no seu melhor estado de recursos. Utilize pensamentos, palavras e imagens positivas para construir um cenário favorável à obtenção de resultados de sucesso. Ter uma perspetiva de eficácia sobre as suas ações aumenta a probabilidade de sair-se bem naquilo a que se propõe.

Como Robert Schuller disse: “Olhe sempre para o que lhe resta. Nunca olhe para o que você perdeu.”

As pessoas de sucesso têm uma incrível capacidade de ir em frente. Mesmo quando a vida é amarga, essas pessoas focam a sua atenção naquilo que conseguem e querem fazer. Orientam-se mais por aquilo que pretendem alcançar do que por aquilo que perderam. Se você pretende saber mais sobre a importância da adaptabilidade, leia: Flexibilize-se, adapte-se e tire vantagem da mudança.

PARE DE IGNORAR ESTES ALICERCES PARA O SUCESSO

É preciso a atitude certa, persistência e adaptação no caminho para o seu sucesso. Não importa o quanto ou quão pouco sucesso você tenha tido até agora na sua vida, estes alicerces podem ajudar. Lembre-se, nada é mais importante do que a atitude quando se trata de construir um caminho para ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Abraçar estes três alicerces, só por si não lhe trará sucesso, mas irá garantir a sua atitude focada no alvo pretendido.

Abraço,

Miguel Lucas