Certamente já levantou a questão: Porque é que algumas pessoas parecem ter tanta sorte? Existem inúmeras histórias de actores que foram descobertos por estarem no local certo à hora certa. Existem também histórias de pessoas que iniciaram pequenos negócios ou investimentos e construíram um império. Este tipo de histórias fazem parte da cultura popular e transmite-nos esperança. No entanto e paralelamente, existem muitas pessoas que parecem não acreditar conseguir ter sorte. A noção de sorte é algo que faz parte do consciente colectivo da humanidade, desde os primórdios. Não sei se você acredita na sorte, ou se alguma vez já foi bafejado pela sorte? Na minha experiência de vida, aprendi que ter sorte dá muito trabalho. Acredito que você terá a sua própria definição de sorte dependendo das suas experiências de vida. Partindo da premissa que a sorte dá muito trabalho e que somos nós próprios que deveremos promover a nossa sorte, assim como nos prepararmos para quando a oportunidade surgir, vou abordar algumas questões clarificadoras.

SORTE: É DESTINADA OU CRIADA?

Também eu, provavelmente como você, coloquei a mim próprio esta questão, e normalmente numa altura em que as coisas não me corriam bem, ou que a motivação e a confiança estavam baixas. De acordo com a psicologia positiva que se dedica ao ótimo funcionamento do ser humano, das forças e virtudes. O foco das investigações aponta para a identificação de padrões ao nível dos estados emocionais, dos estados de humor, do tipo de atitudes e comportamentos que tem ou expressa quando desempenha elevadas performances, ultrapassa limites, bate recordes ou executa algo acima dos resultados considerados normais. Estas constituem um conjunto de condições específicas consideradas favoráveis para a execução de elevados desempenhos. De acordo com este padrões comportamentais que se identificaram, acredito que temos o poder de superar grande parte das situações de vida. Não acredito que somos super homens e que tudo acaba sempre bem , nem tão pouco que somos pessoas que independentemente das circunstâncias saímos sempre bem sucedidos.

Acredito igualmente que nada na vida é imutável, e que com uma atitude positiva e construtiva aumentamos sempre a probabilidade de minimizar os danos colaterais e eventualmente ultrapassar as dificuldades até ao ponto de sermos bem sucedidos. A vontade própria é real e existe em nós. Podemos não controlar alguns acontecimentos com que nos deparamos na vida, mas temos sempre escolha na decisão que tomamos face aquilo que nos sucede ou que estabelecemos como metas. Temos a capacidade e habilidade de nos erguer de quase todas as situações de vida. Existem pessoas que viveram em condições extremas de vida, que por força da vontade conseguiram ultrapassar as dificuldades e contra todas as probabilidades foram bem sucedidos. Terá sido por sorte? Eu considero que não. Acredito ter sido um produto de muito trabalho e determinação.

“Sorte é o que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade.”
Seneca.

Então a sorte será destinada ou criada? Partindo do principio da vontade própria, das capacidades combativas e do ótimo funcionamento do ser humano, concluo que a sorte é auto-criada. Mas como?
De acordo com a citação de Seneca acima mencionada, para você ser um “sortudo” deve estar preparado para quando surgir a oportunidade, mas se a oportunidade não surgir, deverá criá-la.
Existe alguma meta que desejaria concretizar, mas não consegue arranjar o tempo necessário para começar? Podem existir mil e uma razões para justificar a falta de tempo. Qualquer que seja a justificação, o que é que o mantém na inércia ao invés de se propor a alcançar o seu destino desejado?

PREPARAÇÃO

Independentemente daquilo que possa ser a sua paixão de vida, estude o máximo de aspectos possíveis acerca do assunto. Conhecimento é poder. Pondere ler o artigo: 7 conceitos para descobrir o seu poder . Se é apaixonado por arte, estude o que é que necessário para fazer uma excelente pintura ou escultura. Tente conhecer cada detalhe acerca do que já foi feito nos vários períodos da história e as várias técnicas utilizadas nas obras de maior sucesso. Estude a vida dos artistas que admira. Saiba tudo sobre as tintas, os tipos de telas e todas as ferramentas envolvidas na elaboração de uma obra-prima. Basicamente, aprenda cada coisa possível que exista para saber acerca da arte. A especialização não é algo que você nasça com ela, é algo que você ganha se desenvolver. Instrua-se acerca de qualquer assunto que pretenda vir a ter sucesso ou que pretenda vir a ser um executante de topo.

Tente perceber o que é que precisa saber e fazer, todos os dias ou todas as semanas, no sentido de poder facilitar a obtenção dos seus objectivos. Qual é o mínimo de coisas que julga ter de fazer para se aproximar do seu objectivo? Assim que tenha isso definido, torne-o num hábito. Comprometa-se com isso e estabeleça um calendário, um número de horas ou de dias da semana para se dedicar. Depois continue a comprometer-se e vá acrescentado mais dias ou mais horas de dedicação. Assim que a sua preparação esteja estabelecida, estará muito menos propenso a poder desistir. Com as fundações bem estabelecidas consegue com mais facilidade estar preparado para as dificuldades e frustrações, continuando motivado para procurar informação e formas de se fortalecer.

A REGRA DAS 10.000 HORAS

O autor Malcolm Gladwell no seu livro Outliers descreve a regra das 10.000 horas como uma razão justificativa para a obtenção de sucesso. Este regra é baseado no estudo efectuado por Anders Ericsson. Neste estudo, foi descoberto que as pessoas que se tornavam bem sucedidas nas suas áreas de eleição, tinham-nas praticado num total de 10.000 horas antes de virem a ser bem sucedidos ou conhecidos. Malcolm Gladwell, dá o exemplo dos Beatles e como ele tiveram de praticar à volta de 10.000 horas antes de se tornarem famosos. A máxima desta regra podia ser que a prática faz a perfeição, mas pela experiência que tenho na área desportiva e da preparação mental, diria que: A boa prática faz a perfeição. Não importa só fazer, é necessário fazer bem, ou pelo menos sempre com a intenção de melhorar ou atingir uma meta.

Dica: A boa prática ajuda a transformar o conceito de sorte em realidade.

Podemos então levantar uma questão: Como é que pode ser possível uma pessoa praticar algo durante 10.000 horas? Sempre que você está a fazer alguma coisa que se relacione com a sua paixão ou o quer que seja que pretenda fazer, esse tempo é contabilizado para as suas 10.000 horas. Lembre-se, isto não quer dizer que tem de registar cada minuto que passa dedicando-se à sua carreira, paixão ou outra coisa. O número de horas não tem de ser necessariamente rígido. Pelo contrário, ele representa o conceito do quão importante é dominar o assunto.

Faça o seguinte: Pense nos seus planos para os próximos cinco anos, e não para os próximos 5 meses. Quando você pensa a longo prazo, a sua estratégia muda. Ao invés de tentar freneticamente esforçar-se demasiado no momento presente, tente focar-se nos comportamentos e acções contínuas que necessita executar para ser bem sucedido. Ao invés de querer atingir um resultado de um momento para o outro, foque-se no que deve fazer ou desenvolver para trabalhar na capacidade de manter a persistência durante um longo período de tempo.

VISUALIZE

O quer que seja que pretenda realizar na sua vida, visualize isso. Veja-se a fazer aquilo que deseja ou pretende alcançar. Na Biografia de Madona, pode ficar a saber que quando ela apenas actuava em alguns clubes noturnos, realizava cada show como se fosse um grande concerto num grande recinto. A principal conclusão a reter é que ela já actuava como uma superstar mesmo antes de o ser. A visualização é uma ferramenta muito usada por artistas e atletas, e arrisco a dizer que por todos nós na nossa vida em determinadas circunstâncias.

Foi o facto de podermos antecipar resultados através da nossa imaginação que nos fez chegar ao estado actual. O grande salto da inteligência humana, deve-se à capacidade que desenvolvemos de cognitizar (pensar acerca de…) tudo o que é exterior a nós. Esta ferramenta extraordinária está associada a muito factores, tais como a motivação, confiança, auto-eficácia, auto-controlo, entre outras. O simples facto de anteciparmos um resultado desejado e percepcionarmo-nos com capacidade para o realizar, deixa-nos também de forma antecipada com muito mais energia e vontade de fazer aquilo em que desejamos ter êxito e nos dá prazer. O nosso cérebro “alimenta-se” do prazer que sentimos. Reforça as redes neuronais que se construiram para o êxito.  O facto de simularmos mentalmente os acontecimentos que queremos ver realizados, já começa a construir os caminhos que são necessários desenvolver para a obtenção dos resultados desejados. Como a visualização é uma forma de treino, acresce o facto que grande parte do tempo passado na visualização aproxima-se da realidade, acrescentando horas à prática necessária para dominar o assunto.

O interessante na visualização é que funciona não apenas em cenários positivos, mas igualmente para cenários negativos. Por isso tenha cuidado com aquilo que visualiza. Lembre-se que a boa prática faz a perfeição, tal como as boas imagens fazem a perfeição. Um outra coisa a ter em consideração é que não deve restringir-se a visualizar e deixar de fazer as outras coisas. Terá de colocar em marcha muitas acções também. Visualizações sem acções não se transformarão em resultados.

Apresento-vos resumidamente alguns princípios a levar em consideração para a obtenção e construção da sua sorte:

  • Preparação. “Não é a vontade de vencer, mas a vontade de estar preparado para vencer que faz a diferença.” – Paul Bryant. O sucesso surge quando a sua preparação individual permite criar a oportunidade desejada. Você sente-se preparado? A preparação é a base do sucesso.
  • Comece já. “Aquilo que não se começa hoje, nunca se terminará amanhã.” – Johann Wolfgang von Goethe. Para atingirmos o objectivo desejado é necessário iniciarmos um grande conjunto de acções. Assim sendo, comece agora mesmo a fazer coisas e movimente-se face ao seu objectivo.
  • Caminhe na direcção do seu objectivo. O importante na vida não é tanto onde estamos, mas em que direcção caminhamos.” – Oliver Wendell Homes. Você está a caminhar na direcção certa? Se você está a caminhar na direcção certa independentemente da sua velocidade, existe a possibilidade de chegar ao seu destino traçado. Não é extremamente importante em que estado de desenvolvimento ou de conhecimento está, o que importa é o que é que está disposto a fazer para chegar onde quer. Não fique desmotivado porque ainda não chegou onde pretendia, é uma questão de tempo e manter-se fiel à sua determinação.
  • Visualize e actue. “Para realizar grandes coisas, necessitamos de sonhar e agir.” – Anatole France. Aquilo que sonha hoje, pode muito bem tornar-se realidade amanhã, se depois de sonhar você fizer algo para que se torne em realidade. Você precisa de criar um plano de acção para que passo a passo torne os sonhos em realidade.
  • Pense grande. “O maior perigo para a maioria de nós não está em definir o nosso objectivo muito alto e ficarmos aquém, está na definição do nosso objetivo muito baixo, e alcançarmos a meta.” – Michelangelo. Pense maior, se eu tiver uma chávena pequena, posso enchê-la com pouco água, se eu tiver uma chávena maior posso enchê-la com muita água. O seu pensamento pode considerar-se como a chávena, determina aquilo que pode obter da vida. Expanda o seu pensamento e você aumentará a sua sorte na vida.
  • Crescimento. “Nós todos estamos confrontados com uma série de grandes oportunidades brilhantemente disfarçadas de situações impossíveis.” – Charles Swindoll. A vida é sobre crescimento e desenvolvimento. Os desafios da vida, as aparentes impossibilidades são apenas oportunidades para crescer. Você necessita desses desafios. Como é que podemos crescer sem desafios? Os desafios tornam-nos mais fortes, tornam-nos melhores e mais capazes.
  • Seja Determinado. “O caminho certo para não falhar é determinar-se a ser bem sucedido” – Richard Brinsley Sheridan. Você está determinado a ser bem sucedido? quando você decide a ser bem sucedido, corta com todas as outra opções, quando você é determinado para o sucesso irá encontrar uma forma de o conseguir. Por isso mantenha o seu foco e o sucesso ocorrerá. A sorte está a caminho!

Muito trabalho, dedicação e boa sorte.

Abraço.