De todas as pessoas no mundo, os atletas parecem entender o conceito de motivação mais do que ninguém. Existe uma razão para esta afirmação, é que todas as manhãs se levantam com o objetivo de baterem os seus próprios recordes. No entanto, quando esta motivação é afetada os atletas vêem a sua performance e eficácia diminuída. Mais que nunca, hoje aceita-se que a motivação é o maior motor da vontade, e que esta faz “milagres”. Não irei apresentar os fatos acerca da mais valia, nem apresentar técnicas para a sua melhoria.

O que hoje lhe trago caro leitor, são oito citações super motivacionais para alavancar a sua motivação. Mesmo que você esteja apenas começando, ou que você seja um atleta consagrado, certamente irá ficar inspirado e motivado para treinar ainda com mais afinco e dedicação. Estas palavras de sabedoria irão ainda ajudá-lo a melhorar, não só a sua habilidade, mas também a sua atitude face ao treino. Justifico o incentivo da necessidade de trabalhar na sua motivação com uma citação: “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” – Zig Ziglar. Motive-se!

Não é o tamanho do cão que conta na luta, mas o tamanho da luta no cão. – Magic Johnson, NBA star

Chega um momento na vida de cada atleta em que se depara com um adversário que o irá certamente apanhar de surpresa., fugindo à “normalidade”. Por exemplo se você supostamente é mais pequeno do que o usual para o seu desporto, você tem que tentar perceber, que o que você pesa, ou o quão alto você é, nem sempre é diretamente proporcional à habilidade, capacidade e qualidade que você tem. E isto é igualmente válido para o seu adversário. Não julge, nem se deixe julgar pelas aparências.  Se você é uma pessoa grande, use o seu tamanho  como vantagem. Se você é pequeno, arranje forma de minimizar as diferenças, com outra habilidade. Nos programas de preparação mental uso uma frase que espelha esta ideia: “Os nomes não ganham competições”. Acredite em você, coloque-se à prova, dê o seu máximo e faça a análise apenas no final.


A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem. – Tommy Lasorda

Esta frase, expressa a razão pela qual os atletas continuam a bater recordes ou a melhorar as suas prestações. Enquanto existirem atletas que se proponham ao treino rigoroso e exigente, motivados pela ideia de conseguirem aquilo que nenhum outro conseguiu, ou de se ultrapassarem a si mesmos, é porque na sua mente cresceu a ideia da possibilidade. Determine-se e crie a sua própria possibilidade.

Defina as suas metas com objectivos elevados e não pare até chegar lá. – Bo Jackson

Estabeleça objetivos inspiradores e desafiadores. Todos nós necessitamos de orientar a nossa energia e vontade face a algo que puxe por nós e permita colocar à prova as nossas capacidades e habilidades. Colocando uma pitada de persistência e tenacidade nos ingredientes do treino, assegura-nos o apetite para um esforço continuo até ao alcance do objetivo último. Continue e seja persistente, os resultado estão a caminho.

Ser derrotado é normalmente uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. – Marilyn vos Savant, Cronista

Nunca desistir é uma das citações mais importante e motivacionais para os atletas. Mesmo que a sua equipa seja esmagada pela equipa adversária, isso não quer dizer que seja o fim de tudo. Você só tem a aprender com os seus erros, mudar, e treinar ainda mais duro para a próxima competição.


Dar menos que o seu melhor é sacrificar um dom. – Steve Prefontaine, corredor

Não seja modesto em relação aos seus talentos. Embora ninguém goste de um atleta arrogante, você nunca será capaz de se superar a menos que você reconheça a sua habilidade. Então, se você nasceu com a bênção de ter pernas muito rápidas, dê-lhes o treino que elas merecem. Não relaxe, ou ignore a prática. Ajude-se a si mesmo a tornar-se o melhor atleta que você pode ser e tire proveito das suas habilidades naturais.

Quanto mais duro você trabalhar, mais sorte terá. – Gary Player, Jogador de golfe

Esta é talvez a citação motivacional mais negligenciada pelos atletas. Não estou a falar de sorte de principiante, ou pura sorte, mas aquilo que você realmente quer construir: a sorte de verdade, a sorte que depende de você. A verdadeira sorte é aquela que você cria por si mesmo. Como atleta, você tem a chance de aumentar a sua sorte através do treino e  desenvolver em pleno o seu potencial. Aumenta assim as probabilidades de ganhar em seu favor.

Você não conseguirá fazer uma grande execução, a não ser que a faça primeiro no treino. – Chuck Noll

Por vezes, para um atleta a prática diária do treino pode ser aborrecida. Mas se você estiver realmente comprometido em melhorar as suas capacidades, então o treino tornar-se-à no grande motivador para o desempenho em competição. Até que ponto você conhece os seus pontos fortes e fracos? Você não pode esperar realizar o seu melhor de forma espontânea durante um jogo sem a prática correta. A boa prática leva à mestria.


A motivação é uma decisão, depende de si mesmo. – Eu próprio, psicólogo e treinador.

Depois de todas as citações que aqui lhe apresentei, resta-me lembrá-lo que a motivação é algo do qual pode ter controlo. É algo em que pode trabalhar e depende inteiramente de si. Depende da sua vontade. De 0 a 10 qual é o seu grau de motivação? É de 4, de 6? O que é que acha que necessita fazer para conseguir atingir o nível 10? O que é que isso implica, o que é que o impede de desenvolver e fazer crescer a sua motivação? A motivação é algo intrínseco, pode decidir aumentá-la como se estivesse a aumentar a intensidade de uma lâmpada.

Numa das paredes do Comité Olímpico Norte Americano está escrita uma frase: “Não apenas de 4 em 4 anos. Mas sim todos os dias”. Para além de conseguir trabalhar no aumento de intensidade da sua motivação é igualmente importante desenvolver uma consistência motivacional. A motivação deve permanecer no tempo e ser aplicada todos os dias no treino e não apenas no dia da competição. A motivação funciona como uma lente ao sol, tem a capacidade de ampliar a sua dedicação e empenho.

Para este Natal e Ano Novo, desejo-lhe empenho com o máximo de motivação.

Abraço