No seu jogo da vida e para atingir os melhores resultados possíveis todas as suas habilidades, capacidades, valores, prática e entendimento devem ser colocadas em campo. Principalmente quando você está sobre pressão, a trabalhar conjuntamente com outros ou no caminho para a conquista dos seus objetivos. É aquela altura em que você necessita de estar em piloto automático, onde não há tempo para pensar, mas você tem de se certificar que o piloto sabe como pilotar o avião. Mesmo que se sinta preparado, ainda assim, existem elementos a relembrar durante o processo para a concretização do seu objetivo. Certifique-se que se coloca em campo (em acção face aos objetivos) e começa o jogo com um grande pontapé de saída. Quanto maior for o pontapé, mais perto ficará do seu objetivo. Por isso, não se poupe a esforços. O que é que você pode fazer para assegurar o maior pontapé possível quando começa algo?

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:

A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email: 

COLOQUE TODAS AS SUAS HABILIDADES EM JOGO

Numa perspetiva virada para o sucesso, podemos afirmar que a vida é sobre a capacidade que cada um de nós tem em posicionar-se para vencer. Descrevo em seguida algumas das formas que podem constituir o processo para a acção. Ao aplicar algumas dessas estratégias ficará mais capacitado para se orientar no terreno, debelar as dificuldades e antever a melhor táctica e técnica a aplicar. Ao orientar-se por um processo estruturado, irá ficar numa situação de vantagem competitiva, sentido-se mais seguro para explorar as alternativas que melhor lhe sirvam.

ENERGIZE-SE O MÁXIMO QUE VOCÊ CONSEGUIR

Relembre-se esta é a sua vida, são os seus objetivos, a sua performance, a sua apresentação, o seu sonho que quer ver realizado. O seu sonho desenrola-se no maior estádio do mundo, o próprio mundo. Anime-se, energize-se o máximo que conseguir, aplique o seu slogan motivacional, seja o seu maior fã e faça-se ouvir para que todo o seu ser oiça também. Você não tem de usar um megafone, mas tem de conseguir fazer passar a mensagem. Se você coloca bastante energia nas suas acções, ela irá voltar até si. Você irá necessitar de muita energia para ser bem sucedido.

Qualquer atleta de elevado nível sabe que o seu sucesso depende da sua quantidade de energia. Para isso, ele leva em consideração aquilo que come, quando come, a quantidade de sono que necessita e a qualidade do exercício que pratica. Um atleta não irá ter um bom desempenho sem muita energia e sem saber como cuidar de si mesmo. A energia que você coloca no seu sonho/objetivo é um tipo muito especial de energia, ela depende da vontade e das suas expetativas. Se colocar toda a sua força em movimento ela manisfestar-se-á em proporão igual ao seu ímpeto. Irá tocar nas pessoas e nas coisas ao seu redor para depois voltar até si. Irá mudar o mundo e irá mudá-lo a si também.

Citação: Nada de grandioso alguma vez foi alcançado sem entusiasmo. – Ralph Waldo Emerson

O verdadeiro entusiasmo não é algo que você tenha num dia e no outro não. Pelo contrário, é algo que você deverá ter sempre. Seja sincero, use a paixão. Seja um ponto de exclamação na sua própria vida e/ou na dos outros!!!

  • Sinta-se vivo
  • Sinta-se forte
  • Anime-se e anime
  • Alegre e impulsione a sua vida

A lição a reter é: Expresse o seu ponto de vista com entusiasmo!

SINTONIZE-SE CONSIGO E COM OS SEUS OBJETIVOS

Se você trabalhar em equipa, irá aumentar as suas hipóteses de sucesso. Se você trabalhar em conjunto com as suas habilidades capacidades e pontos fortes, irá fazer com que consiga colocar-se no seu melhor estado de recursos. As suas habilidades e capacidades são o seu melhor aliado, não as esqueça, trabalhe nelas, aperfeiçoe-as e alinhe-as com os seus objetivos. Verifique se necessita de aumentar e/ou melhorar alguns dos seus recursos, prepare-se para o jogo da melhor maneira possível: treinando e testando as suas habilidades.

Quando você tem de executar um determinado desempenho e consegue estar em uníssono, quando conhece até onde pode e consegue ir, algo de poderoso acontece. A energia que você desenvolveu e colocou em jogo tem de estar coordenada e orientada para o seu sonho e para as várias partes do seu ser. A energia tem de estar alinhada com o seu eu empreendedor, com o seu eu apaixonado, com o seu eu criativo, com o seu eu entusiasta. Quando o seu eu interior está em uníssono e em harmonia, você é uma força em si mesmo. Quando você percebe que habilidades e forças deve accionar e aplicar face aquilo que pretende, promove a sua confiança e aumenta as probabilidades de efetivar os resultados pretendidos.

  • Coloque-se em sincronia
  • Reforce as interligações entre as suas capacidades
  • Chame a si todo o seu ser

A lição a reter é: Relembre-se, tudo tem a ver com o desempenho, e não com o ser-se enérgico. A energia é apenas uma via.

USE ATALHOS MOTIVACIONAIS QUANDO O JOGO ESTÁ A DESENROLAR-SE RAPIDAMENTE

Por vezes as coisas mudam bruscamente, e os nossos objetivos parecem afastar-se de nós. Quando o necessário é acção, você não pode estar agarrado aos detalhes, não pode estar sempre a ponderar se vai conseguir alcançar o que deseja, principalmente quando o jogo mudou de rumo. Quando o jogo se desenrola rapidamente, é necessário accionar alguns atalhos, é necessário injectar alguma energia extra rapidamente: “Corre, corre mais, pressiona a bola, cai em cima.” Esta não é uma altura para fazer mudanças no jogo, não há tempo, temos de ir diretos ao assunto que importa. Temos de nos fazer sentir, arriscar e marcar posição.

Transmita a mensagem que ainda está em jogo. E esta mensagem na maior parte das vezes deve ser dirigida a si mesmo: “força, não pares” “agora é o tudo ou nada”. Se as coisas estão a acontecer muito depressa, as decisões têm de ser rápidas. Por vezes não há tempo para dedicarmos a um determinado problema, não podemos ficar parados a ponderar, o jogo tem de continuar ou perde-se vantagem. Na vida, por vezes seguir em frente é a coisa mais acertada que podemos fazer. Continuar, continuar a tentar com todas as nossas forças.

Se você procura ser bem sucedido, não se deixe ficar paralisado pela velocidade a que o jogo se desenrola. Ganhe o hábito de seguir em frente. Quando o sucesso lhe bater à porta irá sentir que fez por isso. Mas, ainda assim é necessário continuar, o próximo jogo está perto, e provavelmente será tão ou mais exigente que o que fez anteriormente. Os objetivos sucedem-se, estamos sempre a caminhar para algo, estamos sempre focados em sermos consecutivamente bem sucedidos.

  • Quando as coisas acelerarem, coloque mais energia nas acções.
  • Use atalhos e esforce-se
  • Aproveite o balanço e siga em frente

A lição a reter é: No calor das decisões, seja breve e puxe mais um pouco por si.

SAIBA POR ONDE CAMINHA E DE QUE LADO ESTÁ

Foque-se nas suas melhores qualidades, concentre-se nos ganhos e desprenda-se das perdas e recuos. Não faça sabotagem a si mesmo, mantenha-se fiel aos seus objetivos, não desvie o olhar, enfrente os seus receios. Lidere o seu caminho para o sucesso. Tente perceber que sucessos são esses, e cole-se a eles. Tente saber como é que esses sucessos se parecem. Conheça a essência daquilo que quer. As suas metas e objetivos foram estabelecidas com clareza e objetividade de tal forma que você reconhecerá o sucesso, quando este lhe bater à porta? Se você estiver preparado para ser bem sucedido, o sucesso irá certamente aparecer. Será que irá ser um telefonema que lhe abrirá uma porta importante? Entre nela. Será que vai aproveitar a oportunidade para dizer, sim. Perceba de que lado está. Do lado da vitimização ou do lado da possibilidade?

Reconheça em si se está aberto ao máximo de possibilidades possíveis. Arranje uma forma de conseguir ou construir boa sorte. Diga sim às oportunidades mesmo que não se sinta totalmente preparado. Você acha que está demasiado ocupado, ou que lhe faltam algumas capacidades e informação para dizer sim às oportunidades que a vida lhe apresenta? Relembro-me, já faz mais de uma década quando a minha oportunidade me bateu à porta. Eu tinha 24 anos, e por força do acaso vim a treinar um atleta que viria a tornar-se um ano mais tarde num atleta de elite mundial. Nessa altura eu era um jovem treinador inexperiente, as probabilidades jogavam contra mim, e eu arisquei. Pouco a pouco fui-me desafiando, fui-me preparando pelo caminho e acabei  por ser bem sucedido.  Propus-me a fazer o melhor que sabia e que conseguia com a pouca experiência que tinha. Fundamentei-me na minha motivação, confiança e ambição e tentei a minha “sorte.”

Uma coisa você tem de saber. De que lado você está? Do lado da oportunidade ou do lado da dúvida, da indecisão, da incerteza? Até atingirmos o sucesso, nunca saberemos se seremos bem sucedidos, mas uma coisa você pode saber: Durante quanto tempo está proposto a caminhar face aos seus objetivos e sonhos? Construa o seu caminho sabendo para onde quer caminhar.

  • Conheça o seu jogo
  • Caminhe em direcção ao que pretende atingir
  • Certifique-se de que lado do campo você está.

A lição a reter é: O mundo está repleto de oportunidades, aproveite a sua quando ela lhe bater à porta.

Colocar todas as suas habilidades ao serviço daquilo que pretende atingir é sem dúvida uma mais-valia, que se confirma como uma excelente estratégia no caminho para ser bem sucedido nas mais variadas áreas da sua vida. Não se menospreze, olhe bem para si, para aquilo que consegue fazer e use-se de forma a potenciar-se ao máximo. A psicologia positiva, fala-nos do ótimo funcionamento do ser humano, para olharmos para as nossas forças e virtudes, para olharmos para as coisas boas que temos, e utilizá-las de forma funcional na nossa vida. Una-se a si mesmo, capacite-se, procure em si que encontrará aquilo que necessita para atingir aquilo que pretende.

A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email: 

Abraço