Ao longo da nossa vida e em diferentes cenários, por vezes, vimos a nossa motivação a sofrer abalos. Sentimo-nos sem energia, algumas coisas parecem perder significado e com isso a nossa alegria diminui, instala-se um abatimento que queremos que desapareça. Ficamos temporariamente paralisados numa espera indefinida. Emerge uma angústia que nos retira capacidade de perspetivar cenários positivos.  A nossa mente é invadida por cenários catastróficos que nos empurra a edificarmos uma teoria da conspiração contra nós próprios (por vezes sem plena consciência).

Se você se encontra numa situação semelhante, certamente pretende aumentar a motivação. E isso é objetivo grandioso e promotor de bem-estar e satisfação na vida. A motivação é uma chave importante para o sucesso, mas muitas pessoas acham difícil resgatar a motivação e permanecer motivado. O que muitas pessoas me relatam, é que apesar de conseguirem resgatar a sua motivação e andarem animados durante  duas ou três semanas, aos poucos os níveis motivacionais vão diminuindo. E com este decréscimo a pessoa perde ímpeto para a ação. A pessoa funde-se ao sentimento de abatimento que vivência e com isso toda a sua vida é afetada negativamente.

O que fazer para aumentar a motivação e acima de tudo conseguir mantê-la?

motivação

“ATUE COM SE” … COMO SE ESTIVESSE A OBTER O RESULTADO PRETENDIDO

Apesar de existirem muitos métodos diferentes para se manter motivado, um dos métodos que funciona muito bem é visualizar o resultado final. Se você está tendo problemas para se manter motivado, então você pode começar a trabalhar num conceito chamado “Agir como se”.

Por exemplo, se está começando o seu próprio negócio, sinta a felicidade e alegria que você imagina experienciar quando o negócio se tornar bem sucedido. Clarifique a sua visão de sucesso. Se o seu objetivo é estar num relacionamento feliz e bem sucedido, imagine-se a ter uma relação harmoniosa com o seu parceiro. Por outras palavras, comporte-se como se você já tivesse o que você quer e deseja. Esta técnica é tremendamente poderosa, dado que faz disparar em si a autoconfiança para se propor a fazer coisas, acionando os seus melhores recursos físicos e mentais. Ao fazer isso aumenta as probabilidade de ser bem sucedido, dado que aumenta a sua autoeficácia naquilo que faz devido ao seu grande envolvimento.

Imagine o quão excitado ficará e como será o sorriso no seu rosto. Imagine como a sua voz irá soar, como o seu comportamento será, e como você vai viver a sua vida. Quando você age como se você soubesse que iria alcançar o seu objetivo, e fica excitado e feliz por isso, você está “enganando a sua mente”  ou melhor dizendo, simulando na sua mente o cenário de sucesso. A mente subconsciente não distingue entre o que é real e o que não é. Será apenas uma questão de tempo até você alcançar seu objetivo.

Shakespeare disse: “Assuma a virtude se você não a tem.”

O que Shakespeare queria dizer é se você quer ser feliz, então seja feliz. Se você quiser ter sucesso numa determinada área da sua vida, então, aja como se você já soubesse que vai ser bem sucedido. Se você quiser ser um vencedor, então torne-se um vencedor, seja um vencedor. Faça as mesmas coisas que sabe que um vencedor faria se estivesse no seu lugar.

Se pretende ser um vencedor na sua vida, baixe já o nosso Ebook grátis: Seja Um Vencedor

A AÇÃO AUMENTA A MOTIVAÇÃO

Assim que você esteja na posse de um conjunto de emoções positivas que influenciam construtivamente os seus pensamentos e consequente motivação, você está pronto para começar a tomar medidas no sentido de chegar mais perto dos seus objetivos. Permita que os seus sentimentos e pensamentos positivos o impulsionem. Uma vez que você tenha o hábito de praticar melhores pensamentos e sentimentos, com o tempo, estar motivado torna-se parte de você.

É no entanto importante que perceba, que no momento que sentir a sua motivação abalada tem de rapidamente virar-se para a ação. Tem de fazer as coisas que julga ter de fazer para obter o que quer. Tem de movimentar-se de acordo com o seu plano e estratégias previamente pensadas.

Sabe que apenas 3% da população do mundo consegue planejar e alcançar os seus objetivos?

Apresento algumas dicas que podem aumentar e manter a motivação e consequentemente ajudar a alcançar os seus objetivos:

  1. Estabeleça um objetivo específico
  2. Planifique e estabeleça uma estratégia
  3. Potencie a sua motivação
  4. Faça o que é necessário ser feito
  5. Trabalhe a sua força de vontade e autodisciplina
  6. Mantenha-se firme e persista
  7. Espere o melhor e alcance-o

PALESTRA EM VÍDEO

Se apesar de todos os seus esforços tem tido dificuldades em sentir-se motivado, pondere adquirir a minha Palestra em Vídeo: Motivação, Equilíbrio Emocional e Felicidade. Você irá receber ensinamentos acerca do que é a motivação, como aumentá-la e trabalhá-la e, acima de tudo, saber o que fazer quando se sente desmotivado. Você ficará capacitado para saber o que fazer para voltar a sentir impulso para os seus objetivos. Não perca esta oportunidade, e veja a sua motivação, felicidade e bem-estar a serem potenciados!

Abraço,

Miguel Lucas