Na atualidade, para a maioria de nós a vida é incerta, imprevisível e muda a uma velocidade que nos deixa extasiados e inadequados à nova realidade que possamos estar ou vir a enfrentar. Velhos hábitos, velhas forma de fazer e pensar as coisas ou acerca de nós mesmos e do nosso futuro podem ser impeditivos de uma mudança positiva. Podem ser impeditivos para a construção de uma nova vida. Quando tudo muda, pode vezes o mais razoável é mudarmos também. Não será um processo fácil, mas será certamente possível com dedicação e uma forte crença que a construção de uma nova forma de vida é susceptível de poder ser construída.

VOCÊ PRECISA DE UM NOVO COMEÇO?

O passado por vezes pode ser esmagador e igualmente castrador de uma tentativa de começar a estruturar uma nova forma de vida, ou pelo menos mudar algumas áreas de vida, no sentido de não voltar a cometer os mesmo erros e enveredar pelos mesmos comportamentos que fizeram que você chegasse onde chegou. Ainda que este tipo de cenário possa parecer derrotista e a avaliação da sua vida possa ser depreciativa, no reverso da medalha ela transmite uma palavra de esperança. Se foram as suas ações, pensamentos e atitudes que mais contribuíram para a situação em que se encontra neste momento, pode agora, na posse de nova informação fazer diferente. Tem agora a possibilidade de alinhar e mudar um conjunto de pensamentos, comportamentos e atitudes no sentido de construir uma nova forma de sentir, pensar e agir no mundo.

Para que esse novo começo possa ser eficaz e fazê-lo chegar a bom porto é necessário deixar de fazer autosabotagem, deve ponderar acerca das coisas que tem vindo a fazer e que na verdade não se empenhou, não se ajudou a si mesmo, ou talvez até se tenha criticado e punido duramente, sem que com isso melhorasse o quer que fosse.

Para aprofundar o assunto leia: Reinicie a sua vida, deixe de fazer autosabotagem

Não posso de maneira nenhuma dar-lhe indicações específicas acerca do que será melhor para si mesmo, que decisões tomar ou que estilo de vida deverá adotar. No entanto, para a estruturação de um plano e consequente implementação de um conjunto de mudanças que irão permitir edificar uma base sólida para construir uma nova forma de vida, alguns passos importam ser levados em consideração.

criar nova vida

Apresento cinco passos que podem facilitar a estratégia de construção de uma nova vida:

1. DESAPEGUE-SE DO SEU PASSADO CASTRADOR

Você não pode avançar na construção da sua nova vida até que faça tréguas com o seu passado. Não é fácil e pode nem ficar completamente resolvido, mas é importante aceitar as suas perdas, erros, frustrações, decepções e decidir que você está abraçando um novo caminho.  Provavelmente você tem que deixar para trás um negócio, uma casa, um ente querido, um relacionamento, um emprego ou outra coisa qualquer. Mas se deixar, deixe por decisão sua e de bem com a decisão que tomar. Pode ser difícil e surgir algum tipo de sentimento negativo, como sentimento de perda ou sentimento de culpa, no entanto deverá estar seguro que a sua decisão de mudança é aquilo que representa a melhor decisão a tomar. E por isso, ficar de bem consigo e com a sua decisão.

Eu não estou dizendo para você esquecer o seu passado. Estou a dizer que deve investir no desapego do seu passado. Por outras palavras, deve olhar para trás e compreender à luz do seu entendimento na altura e do contexto que vivia que o que aconteceu teve um enquadramento legítimo, ainda que possa não ter sido benéfico para si mesmo ou para outras pessoas. No exato momento que tiver essa noção, pode decidir ser diferente, e não mais condicionar o seu futuro e bem-estar por rancores, ressentimentos ou punições a si mesmo. O passado foi você que o viveu, mas você é mais que esses acontecimentos, você é aquele que analisa o que lhe aconteceu através da sua memória. Mas você não é só memória, também é imaginação. Imagine uma vida melhor para si, mantenha essas imagens na sua mente, faça delas o seu marco orientador. Imagine-se a ser aquilo que pretende e que esteja de acordo com a sua nova forma de estar no mundo.

Dica: Oriente-se por aquilo que é, por aquilo que quer vir a ser, sentir, pensar e agir. Oriente-se conscientemente pela visão da vida que pretende construir e não necessariamente pelo que viveu no seu passado.

Ficar ancorado a um passado estigmatizante, ainda que com toda a legitimidade, por certo não ajudará em nada a que se sinta melhor na sua vida. Na posse dessa percepção, desapegue-se das coisas que lhe retiram capacidade, que lhe retiram esperança, que lhe diminuem o seu humor, que lhe aumentam a negatividade e o ressentimento. Desapegue-se de tudo isso e movimente-se para uma zona mais tranquila onde consiga perspetivar-se mais capaz.

Leia:Como libertar-se das angústias do passado

2. DESENVOLVA UMA VISÃO PARA O FUTURO

Antes que você possa construir uma nova vida, você deve especificar na sua mente o que pretende alcançar, o que pretende viver e como. Você precisa de uma visão para o futuro. Desenvolver um plano para a sua vida pode ser difícil. Eu entendo isso. Ter um sonho ou visão para o que você quer é essencial não só para vir a ser bem sucedido, mas também para fazer reajustes que lhe permitam continuar alinhado com aquilo que são os seus objetivos de vida.

Eu desafio-o a começar a pensar nisso, leia: Clarifique a sua visão de sucesso

Assim que  você tenha algumas ideias a surgirem na sua cabeça, é hora de colocá-las no papel. Expressar os pensamentos fora da sua cabeça vai ajudá-lo a organizar-se e a especificar essas mesma ideias.  Não tenha receio de fazer este processo simples, se você não perspetivar a sua vida, certamente ninguém o fará por si, e se o fizessem você poderia não concordar com as escolhas que fizeram para si e por si. Você é o principal accionista da sua vida. Invista e aposte nela. Os dividendos disso serão para si mesmo.

Se você tentou e não conseguiu desenvolver uma visão pessoal, eu recomendo que invista algum do seu tempo na descoberta das suas paixões de vida, das suas mais-valias e dos seus pontos fortes.

Leia:

3. DEFINA METAS REALISTAS

O próximo passo para você construir uma nova vida é converter a sua visão num plano real e exequível. A forma de operacionalizar esse processo é através da definição de metas. Por outras palavras, a sua visão define o seu destino desejado. Os seus objetivos e metas são o seu mapa para chegar lá.

Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis​​, relevantes e oportunos.  E acima de tudo têm de estar contextualizados com a sua própria realidade. Analise os seus objetivos de acordo com este modelo.  Certamente ficarão mais claros na sua mente. Em geral, os seus objetivos não têm necessariamente que colocar uma pressão avassaladora sobre você. Na verdade, se o fizerem, eles irão ser provavelmente contraproducentes. No entanto, devem focalizá-lo na direção certa e impulsioná-lo para o destino desejado.

Para começar, eu recomendo criar pequenas metas ou sub-objetivos. Comece  por conseguir  pequenas vitórias iniciais e crie uma dinâmica adequada ao seu ritmo. Você pode ler sobre como implementar mudanças  para melhorar a sua vida. Como por exemplo: Guia completo para implementar qualquer mudança na sua vida. Agregado à sua preparação para a mudança desejada, importa ter uma estratégia e entender que isso é um processo extremamente importante para se obter sucesso, leia: Planificação e estratégia, duas armas para alcançar o sucesso.

Pode ainda preparar-se de forma adequada para a possibilidade de vir a encontrar alguns obstáculos que dificultem o caminho que perspetivou. Se pretende sentir-se mais preparado e mais confiante para situações que se tornem um obstáculos aos seus objetivos, leia: 5 Dicas para superar as adversidades da vida.

nova vida

4. TOME UM CONJUNTO DE AÇÕES

Ok, depois de ter criado uma visão para o seu futuro e ter estabelecido algumas metas específicas para obter o que deseja, qual é o próximo passo? Certamente será agir. Ter um plano é ótimo, mas para construir uma nova vida, você deve arregaçar as mangas e começar a trabalhar. O trabalho é a sua terapia. O conjunto de ações que você se propuser a realizar vai permitir reerguer-se, enfrentar a sua crise, reavivar a sua paixão pela vida, e consequentemente promover um melhor sentimento. A cada dia, é importante que você vá colocando uma pergunta tremendamente capacitadora e impulsionadora do seu objetivo:

“Qual a menor coisa possível de executar que eu vou fazer hoje e que me coloque mais perto do meu sonho?”

Certifique-se que você executa aquilo que surgiu da pergunta anterior. Caso não consiga passar à ação registe o motivo, incapacidade ou impedimento. Depois pense numa solução e execute numa próxima oportunidade. Sem ação nada se torna material, nada se realiza. Motive-se a si mesmo a agir, a fazer coisas que julgue surtirem efeito. Não coloque as suas expetativas demasiado elevadas, espere fruto do seu trabalho, mas dê tempo ao tempo. Se pelo meio algumas coisas não derem certo, não desespere. Mantenha-se firme na sua visão e tente de novo, eventualmente com outras ações. Experimente, teste, redefina e persista nos seus objetivos.

Para aprofundar o assunto leia: O poder da ação, fazer o que é necessário ser feito

5. REFORCE-SE A SI MESMO AO LONGO DA CAMINHADA

Finalmente, você precisa cuidar atentamente de si mesmo através de um processo de reforço e recuperação. Num objetivo exigente como construir uma nova vida, o desgaste faz-se sentir. Abalos, recuos, frustrações, angústias, erros, falhas, desmotivação, tudo isto contribui para o consumo da sua energia. É imperativo arranjar mecanismos de compensação. Sem os mecanismos de compensação você correrá enormes riscos, tal qual um atleta que treina duro e recupera pouco.  Comer bem, descansar bastante e comemorar as suas vitórias é um alimento necessário para você mesmo.

É premente impulsionar-se, mas não ignore as suas necessidades físicas e mentais quando você se esforça para reconstruir a sua vida. Isso é um erro enorme.  A não regeneração e recuperação do esforço pode conduzi-lo a algumas debilidades físicas e mentais. Você tem que implementar um sistema eficaz de recuperação e motivação, como todos os bons atletas sabem fazer. Encontre a sua forma e continue a trabalhar. Devagar e a passo certo você pode ganhar esta corrida.

Pode levar semanas, meses ou mesmo anos para construir uma nova vida. Encontrar maneiras de nutrir-se ao longo do caminho é tremendamente relevante para o êxito. Você precisa trabalhar e manter a sua motivação, educação, disciplina e recuperação para garantir o seu sucesso.

Para aprofundar o assunto, leia:6 estratégias para combater o stress

COMEÇAR DE NOVO É POSSÍVEL

Você acredita que pode construir uma nova vida? É possível.  Muitas são as pessoas que acreditam, quando perdem tudo ou algo na sua vida, quando uma catástrofe, infortúnio, doença ou qualquer outra situação que lhe cause um abalo significativo se abate sobre as suas vidas, elas têm a vontade de dar a volta por cima.  Se muitos conseguem, tudo indica que você também pode ser capaz.

Eu desejo-lhe o melhor!

Abraço