As tecnologias online têm facilitado o aumento da comunicação e gestão do trabalho, elas simultaneamente levaram a uma redefinição do aconselhamento e da terapia, e como estas podem ser praticadas. A tecnologia informática tornou-se a “norma” em escritórios, casas e locais públicos, sendo tudo isto facilitado pela Internet móvel. A extensão do potencial de usos de recursos de internet tem-se expandido de forma surpreendente.

A consulta de psicologia online é uma opção muito eficaz e muito conveniente para muitas pessoas. A conveniência é um dos principais factores, as ocupações e afazeres do dia-a-dia deixam-nos demasiado ocupados para conseguirmos arranjar tempo para ir a um consultório de um psicólogo ou terapeuta. Em termos de eficácia de tempo é muito mais simples interagir com o psicólogo através do seu computador e fazer uma chamada de vídeo pelo Skype, no horário agendado. Além disso, muitas pessoas, como mães com crianças pequenas e pessoas com deficiência ou idosos, têm dificuldade em tomar as medidas necessárias para sair de casa e viajar até ao consultório do psicólogo. Há também a questão do custo da consulta/terapia que é inacessível para muitas pessoas, sendo que no caso específico das consultas de psicologia online da Escola Psicologia são mais acessíveis que uma consulta convencional.

A consulta de psicologia online também é muito conveniente para aqueles que sofrem de agorafobia e ansiedade social , e/ou para pessoas que tenham dificuldade de deixar a segurança de sua casa.

O ACONSELHAMENTO E/OU  TERAPIA ONLINE É EFICAZ?

Há vários estudos que mostram que o aconselhamento online pode ser tão eficaz como o aconselhamento presencial, especialmente para transtornos de ansiedade, ataques de pânico e depressão (Christensen, Griffiths, & Jorm, 2004; Kenardy, McCafferty, & Rosa, 2003; Lange, Van De Ven & Schrieken, 2003; Rassau & Arco, 2003; Richards, Klein, & Carlbring, 2003).

A opção da terapia online é cada vez mais aceite pelo estabelecimento de comunidades de saúde mental e, recentemente, foi recomendado para ser disponibilizado no Serviço Nacional de Saúde em Inglaterra. Naturalmente, a eficácia depende muito do tipo de abordagem que é disponibilizada.

O formato online funciona melhor para as formas cognitivas baseadas em psicoterapia, tais como a Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia com base na Mindfulness. Na verdade, comprovo pela minha experiência que o formato de vídeo online usando o Skype promove o processo terapêutico. As pessoas apreciam o processo e, definitivamente, sentem-se menos intimidadas e mais à vontade, especialmente porque  podem organizar as suas sessões a partir do conforto da sua própria casa e de acordo com a sua disponibilidade.

Mas, para mim, como psicólogo, fico muito contente e animado com tudo o que possa fornecer ao cliente mais opções e escolhas na obtenção de ajuda que possam necessitar para gerenciar a ansiedade, depressão, stress, problemas pessoaisproblemas psicológicos. O Aconselhamento e/ou terapia online, certamente oferece uma enorme gama de opções, especialmente porque não é limitada geograficamente. Vivendo no Brasil ou em Angola, você pode obter ajuda de um psicólogo em Portugal. Alguns dos meus clientes vivem em países estrangeiros e têm dificuldade em encontrar um psicólogo que fale Português, ou que partilhe a mesma cultura ou abordagem que disponibilizo na Escola Psicologia. Muitos clientes também procuram um tipo de terapia muito específico que pode não estar disponível localmente.  Tudo o que você precisa é de um computador com Skype, aderir ao PayPal ou PagoSeguro e você está pronto para começar! Mas, em caso de dúvida pode sempre enviar-nos um e-mail e esclareceremos as suas questões.

Para uma informação mais pormenorizada consulte a nossa página de Consultas de Psicologia Online.

A sua ajuda à distância de um clic!

Abraço