Se você tem ansiedade, ou sente-se ansioso de vez em quando, certamente não está sozinho. Em cada ano, aproximadamente uma em cada cinco pessoas sofrerá de algum problema psicológico. Desses, os problemas de ansiedade são os mais comuns. É um pouco reconfortante saber que a ansiedade é comum, e há coisas que você pode fazer quando sofre com a ansiedade.

O sentimento de ansiedade é uma experiência humana comum que pode manifestar-se quando somos confrontados por algo que consideramos desafiador ou ameaçador para a nossa segurança ou bem-estar.

A ansiedade pode restringir a vida da pessoa

Tais situações, quer se trate de uma entrevista de emprego, ou sair da nossa zona de conforto viajando para um novo destino, ou participar de um evento social, pode despertar sentimentos de medo. Os sintomas físicos sentidos podem incluir respiração superficial, pulsação acelerada, suores e agitação, incómodo na barriga, tensão muscular, entre outros. Além disso, as mudanças de pensamento são caracterizadas por uma tendência a superestimar o que poderia dar errado e subestima a sua capacidade de lidar com isso.

Quando a ansiedade é suficientemente intensa, ela pode mudar os comportamentos das pessoas, levando a que evitem as situações que acham desconfortáveis ​​ou que apenas façam algo se tiverem um plano de fuga ou com alguma pessoa da sua confiança por perto. Isso pode restringir a participação das pessoas em tarefas e eventos cotidianos, como evitar encontros familiares ou participar de festas, o que pode contribuir para sentimentos de solidão e depressão.

A boa notícia é que existem medidas que você pode tomar para minimizar os efeitos da ansiedade.

Como a ansiedade envolve uma mistura de pensamentos, sentimentos, sensações físicas e comportamentos, você pode aprender estratégias que interrompam a ansiedade em qualquer um desses níveis. Estar ansioso pode fazer disparar um resposta de “luta ou fuga”, que promove o disparo de adrenalina e outros hormônios responsáveis ​​pelo sentimentos de pânico e desespero.

É importante lembrar que todas as pessoas ficam ansiosas em algum momento, especialmente quando estão fazendo algo novo, ou desafiador, ou fora da sua zona de conforto. Na maioria das vezes essa ansiedade é moderada, de curto prazo, conectada com a situação particular e não interfere com as tarefas diárias.

No entanto, se você notar que está regularmente a sentir-se preocupado e tenso e os seus sentimentos de ansiedade são intensos, prolongados, acontecendo sem qualquer gatilho particular, ou interrompe as tarefas do seu dia-a-dia, importa informar-se devidamente e procurar formas de aprender a lidar com a sua ansiedade, como mostro no vídeo em baixo, ou procurar ajuda profissional para uma avaliação e respetivo tratamento.


Link do vídeo: https://youtu.be/lxLopVifFyc

Abraço,

Miguel Lucas