Entrevista com Nelson Évora - Campeão Olímpico em Pequim
Entrevistas 22/09/2016

Entrevista com Nelson Évora – Campeão Olímpico em Pequim

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Numa conversa descontraída, tive a honra de falar com o Nelson Évora, Campeão do Mundo em Osaka 2007 e Campeão Olímpico em Pequim 2008, na disciplina de triplo salto na modalidade de atletismo. O assunto abordado foi sobre a importância dos aspectos psicológicos para o máximo rendimento desportivo. Ao longo de 30 minutos abordámos várias questões relacionadas com a preparação do Nelson Évora para uma grande competição. Nelson Évora, diz que normalmente prepara alguns cenários mentais com o objectivo de antecipar dificuldades que possa encontrar. Perante os cenários imaginados menos bons, visualiza-se a ultrapassar situações difíceis com o objectivo de não ser apanhado de surpresa, e assim aumentar a sua confiança e controlo nos momentos de tensão elevada.

ESTRATÉGIAS MENTAIS DE ÊXITO

Na sua preparação, Nelson Évora esforça-se sempre por desenvolver algumas estratégias mentais. Na preparação que fez para Osaka e Pequim, Nelson distingue dois tipos de posturas diferentes respectivamente. Para Osaka João Ganço, o seu treinador, disse-lhe que ganharia o atleta que fosse mais forte psicologicamente. Relatou que sentiu estar num processo de aprendizagem e saltou com o coração. Tentou controlar as sua emoções para que não reparassem em alguns sintomas de nervosismo que estava a sentir. Em Pequim assumiu-se como favorito, saltando emocionalmente mais controlado e o resultado foi sair da competição com o título de Campeão Olímpico.

Na primeira parte do vídeo fique a saber o que o Nelson Évora tem a dizer sobre a perda de concentração que alguns atletas têm quando são ultrapassados pelos adversários ou quando sentem a pressão gerada por representar uma Nação. Fique a saber a forma extraordinária como utiliza algumas rotinas para gerir esse tipo de pressão, e como transforma isso numa vantagem  mental competitiva.

ROTINAS PRÉ-COMPETITIVAS

Fique a saber o que se entende por: carregar o modo de competição. Conheça as Rotinas Pré-competitivas utilizadas na preparação Mental para a competição, as quais podem ser considerados estados de auto-hipnose. Nelson, descreve alguns estados que se podem considerar como estratégias de auto-hipnose, ou seja, um elevado estado de concentração para colocar o atleta em “automático” e assim executar na perfeição as acções motoras previamente treinadas.

Falámos também das auto-verbalizações que os atletas utilizam para se motivar e promover o estado de elevada performance. Nelson descreve esses estados, e formas de transmitir a si próprio toda a energia que necessita para elevadas execuções desportivas. Saiba a forma como o Nelson controla esses estados e os canaliza para o máximo rendimento. Descubra as estratégias que Nelson utiliza para gerir toda a sua energia e motivação. Aproveite esta segunda parte da entrevista para ficar a saber aquilo que Nelson descreve como: controlo da energia e da tarefa competitiva.

ATLETA FACILITADOR

Nelson é um competidor nato e descreve a forma como aumenta a sua motivação através da melhoria de performance dos seus adversários directos. Tirar gozo do factor competição é a grande arma do Campeão Olímpico de triplo salto de 2008, ele deseja sempre que os adversários melhorem as marcas, para que tenha a oportunidade de se colocar no seu estado de máximo rendimento, ultrapassar os seus limites e melhorar os seus recordes pessoais. Saiba como o Nelson faz associações facilitadoras  e utiliza pensamentos capacitadores que lhe permitem ter gozo em competição, e ainda assim desafiar-se a si próprio para desempenhos ao mais alto nível. A atitude que este fabuloso atleta adopta em competição é algo extraordinário e que faz dele um competidor único.

Fique a saber porque razão Nelson Évora, é bastante consistente em competição obtendo uma regularidade de marcas de elevado nível. Porque razão pode ser considerado um atleta facilitador de resultados desportivos de excelência? A capacidade de controlo dos pensamentos orientados, permite uma elevada solicitação de todo o corpo para desempenhar a tarefa com grande eficácia e precisão. A capacidade de foco nos aspectos importantes é uma estratégia mental  para potenciar o treinamento desportivo fundamental para no dia da competição conseguir expressar todo o potencial adquirido em treino.

Resta-me agradecer publicamente a oportunidade que o Nelson Évora me deu para conversar sobre os aspectos da sua preparação, assim como da riqueza das suas declarações. O valor desta conversa é para mim imensurável e, espero que seja uma grande mais valia para os atletas que têm em si a ambição de melhorar a sua performance e mestria competitiva.

Obrigado Nelson Évora, desejo-te excelentes performances.

GOSTOU DA ENTREVISTA?

Deixe os seus comentários a esta entrevista com o Nelson Évora e/ou à importância da preparação mental no desporto, e caso tenha perguntas, pode questionar-me diretamente ou mesmo o Nelson Évora. Participe!

Abraço.

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.