As perdas e ganhos, vitórias e insucessos, facilidades e dificuldades, são tudo faces de uma mesma moeda. São tudo resultados separados por uma linha muito ténue. Na grande maioria das vezes esses resultados dependem de nós, das nossas acções, da nossa forma de pensar e agir, das nossas crenças e expectativas dos nossos sonhos e medos. Os nossos resultados estão intrinsecamente relacionados na “magia” de acreditar. Até que ponto você acredita nas suas capacidades para que estas o possam levar a esperar o melhor resultado possível e a iniciar um conjunto de acções no sentido de alcançar o que pretende? Acreditar, é uma construção tremendamente poderosa que está dependente das suas expetativas. Acreditar, depende do grau em que julga conseguir concretizar algo.

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:

ESPERE O MELHORE E ALCANCE-O

Não pretendo passar a ideia que para alcançar algo basta acreditar que conseguimos e logo isso acontecerá. Não é essa a mensagem que quero transmitir. O que irei apresentar gira em torno de uma estruturação do seu pensamento, da forma em como o pensamento se interliga com as nossas emoções, crenças e desejos. E que acreditar que conseguimos fazer algo, ou que algo nos faz bem, aumenta a probabilidade disso acontecer. Em psicologia, tem-se vindo a estudar o efeito placebo. O que é o efeito placebo? O efeito placebo é quando se associa um determinado benefício a algo inócuo. Por exemplo, quando um investigador dá um comprimido de açúcar (sem qualquer efeito curativo) a um paciente dizendo-lhe que é um antidepressivo para o tratamento da depressão, e este relata ter melhorado. O simples facto de pensar que estava a tomar um medicamento que lhe iria melhorar a sua depressão, o paciente melhora, não pelo efeito do comprimido, mas sim por acreditar que iria melhorar.

O que se terá passado? Aquilo que acontece é que todos nós temos a capacidade de nos colocarmos em determinados estados que facilitam o nosso funcionamento, a nossa melhoria e progresso. Acreditar, aumenta a probabilidade de sermos bem sucedidos naquilo a que nos propomos, desde que isso seja uma possibilidade. Muitos de nós fazemos isso no nosso dia-a-dia, uns mais que outros, mas todos fazemos num determinado grau. Aquilo que dizemos a nós ou que acreditamos, acciona o mecanismo da sugestão. Quando accionamos o mecanismo da sugestão, toda a nossa estrutura mental irá trabalhar de acordo com aquilo que lhe foi transmitido. A sugestão, funciona como um mecanismo automático, que irá accionar alguns mecanismo do nosso organismo no sentido deste seguir as indicações sugeridas por nós mesmos. Seguem-se um conjunto de acções com o objetivo de concretizar o que desejámos. Grande parte destas acções acontecem sem termos consciência delas. Para o bom ou para o mau. A nosso favor ou contra nós, no fim irá acontecer um determinado resultado.

RECONHEÇA AS SUAS CRENÇAS

Para resolver os nossos problemas primeiro temos de os reconhecer, o reconhecimento é o primeiro passo para a solução. Tente reconhecer as suas crenças negativas. Cada vez que você sinta uma emoção forte, pode ser uma boa indicação de que accionou uma determinada crença. Ganhar consciência dos seus pensamentos e percebendo o tipo de diálogo interno, você vai notar certas palavras-chave ou frases que geralmente são típicas das crenças que nos governam. As declarações que incluem palavras como “sempre” ou “nunca” (absolutas e extremas), ou frases que implicam condições como “se … então …” e “a fim de … eu devo …” são bons exemplos. Às vezes, porém os nossos pensamentos não refletem diretamente  as nossas convicções de forma tão óbvia. Uma boa maneira de descobrir as suas crenças, é ir mais fundo e analisar os pensamentos negativos que você está tendo.

Por exemplo, pergunte a si mesmo as seguintes questões:

  • Se esse pensamento negativo fosse verdade, o que seria tão ruim nisso?
  • O que significaria para mim / para outras pessoas / mundo / para o meu futuro?
  • Qual é a pior coisa que poderia acontecer?

REFORMULE AS SUAS CRENÇAS

O problema com as crenças nucleares negativas é que elas tendem a ser exageradas, absolutas e muito rígidas. Uma crença, saudável, positiva e útil é aquela que está aberta a novas provas, o que significa que ela irá reformular-se segundo a nova informação que implementamos na nossa mente, até que contradiga a crença antiga. Mas uma crença inútil é aquela que é inflexível. Por exemplo, uma crença persistente de que “Eu sou um fracasso”, mesmo em face de muitos sucessos do passado, é negativa. A crença mais saudável seria algo como: ‘Eu falhei nessa tarefa, mas tenho conseguido fazer outras bem no passado”. “Eu sou apenas um humano, e como tal posso falhar”.

As nossas convicções, influenciam as regras pelas quais nos orientamos na nossa vida. Juntas, as nossas crenças e regras formam um mapa mental para a vida, dizem-nos como chegar onde queremos ir, como nos comportar e como pensar. Mas se as nossas regras são baseadas em crenças disfuncionais, desajustadas ou imprecisas, será lógico que as nossas crenças também possam funcionar contra nós. Muitas vezes, elas levam-nos a fazer escolhas ou tomar decisões que na realidade trabalham contra nós.

CRIE O HÁBITO DE PENSAR POSITIVO

Os resultados dependem então das nossas crenças, daquilo em que acreditamos, daquilo que sugerimos a nós mesmos. Se você criar o hábito de esperara o melhor, e não o pior, aumentará a probabilidade de ser bem sucedido. Certamente, que temos de fazer um conjunto de coisas que nos coloquem no caminho daquilo que pretendemos, mas este caminho será tanto mais fácil, quando melhor for o estado que nos colocarmos face ao nosso objetivo. Quer acredite que consegue ou que não consegue fazer algo, tem sempre razão. O acto de acreditar trás até si um mundo de possibilidades, desperta o que de melhor há em si, acciona as suas capacidades, as suas forças, as suas virtudes, coloca-o no seu melhor estado possível. E se for possível, você alcança.

Tal como já referi, o simples facto de acreditar não lhe garante que irá conseguir algo que quer. Mas certamente, acciona em si os mecanismos possíveis, coloca-o no máximo das suas potencialidades, favorecendo-o. Quando você consegue alterar os seus padrões mentais e começa a pensar positivo, começa a estruturar pensamentos construtivos e de capacidade, a mente torna-se mais criativa. Se criar o hábito de pensar positivo a sua mente torna-se mestre em procurar soluções para o seu problema.

As redes neuronais do pensamento positivo são certamente diferentes das do pensamento destrutivo. Isto acontece porque as redes neuronais responsáveis pelas nossas emoções, pelos nossos desejos, interligam-se com as nossas memórias, com as nossas experiências passadas. Se accionarmos as redes neuronais dos caminhos para a solução, iremos accionar um conjunto de memórias relacionadas com o sucesso, com a alegria e a satisfação, o que por sua vez irá accionar todo um conjunto de mecanismos de “capacidade”. Todo o organismo está focado na obtenção de um resultado, todo o organismo accionou as estruturas do seu estado de ótimo funcionamento.

TRABALHE NO SEU ESTADO DE CAPACIDADE

Na psicologia esportiva quando nos referimos ao máximo rendimento de um atleta, quando ele está num estado elevado de forma, dizemos que está a desempenhar na sua Zona Ótima de Funcionamento. Este estado está relacionado com um grau adequado de ansiedade para que o atleta possa beneficiar a sua performance e consequentemente os seus resultados. Elevados estados de ansiedade, percepcionados como um receio, medo ou incapacidade aumentam a probabilidade de ficarmos num estado de incapacidade, num estado de auto-sabotagem. Este estado de auto-sabotagem acontece quando colocamos em questão as nossas habilidades e crenças acerca do nosso próprio desempenho. Elevados estados de ansiedade, se não forem canalizados de forma a poderem ajudar-nos na tarefa que queremos realizar, colocam-nos em dificuldades, funcionam como uma barreira que nos impede de alcançarmos o que desejamos, tal como descrevi no artigo: A influência da ansiedade no seu sucesso.

Os pontos chave para que possamos aprender a perceber em que estado funcionamos melhor, relacionam-se com o tipo de pensamentos que devemos treinar, como devemos estruturar o pensamento e que tipo de atitude deveremos adotar. Este conjunto de estratégias permitirá criar um padrão de hábitos facilitadores de um estado de crença positivo e construtivo. O estado de crença comporta em si uma estrutura mental para o êxito. O êxito das nossas acções, dos nossos hábitos e formas de agir fundamentam-se na criação de uma estrutura mental para o êxito.

Quer seja na sua vida em geral ou no seu trabalho, você será muito mais produtivo e terá melhores resultados se estiver num estado de humor positivo. O estado da sua energia mental vai determinar o seu padrão de pensamento. Um estado negativo gera tristeza, irritabilidade, culpa e um padrão de pensamento negativo, auto-crítico e pessimista. Portanto, o seu nível de energia  e o seu estado de humor afetam o seu julgamento e influenciará o modo como você se sente sobre a sua capacidade de conseguir as coisas que são importantes para você. Também pode afetar como os outros se sentem sobre a sua capacidade de realizar os seus sonhos e ser um verdadeiro líder na sua vida ou na de outros. Ninguém duvida da influência de Oprah Winfrey sobre o público americano. Sua energia mental é forte, confiante e edificante.

Quando você está planejando um objetivo, verifique se está num estado positivo e confiante da sua mente. Se você planejar as suas metas, estando num estado de incapacidade, num estado de humor diminuído, com dúvidas e pensamentos negativos,  irá minar a sua confiança e ter um fraco desempenho, ou pode sentir-se vazio, incapaz ou oprimido, você pode não acreditar na sua capacidade para vencer.

Para trabalhar na sua estrutura mental para o êxito, tente implementar um conjunto de estratégias, tais como:

Tente implementar um conjunto de atividades na sua vida para quebrar o padrão negativo, ou mudança do seu estado. Trabalhe nas suas metas mais ambiciosas certificando-se que está num estado de espírito positivo. Manter os seus pensamentos positivos, seu estado de espírito elevado, e a sua energia alta, irá criar o ambiente interno que  precisa para realmente acreditar em si mesmo. Quando estiver neste estado, os outros também vão acreditar em você. Provavelmente vai notar que mais pessoas irão sentir-se atraídos pelo seu humor positivo, pois a energia positiva faz-se sentir à sua volta, dando-lhe o impulso para criar, acreditar, e prosperar.

Fim.

GOSTOU DA SÉRIE COMO SER UM CAMPEÃO NA SUA VIDA?

A nossa série “Como ser um campeão na sua vida” chega ao fim. Durante as últimas semanas publicámos diversas matérias que têm como objetivo ajudá-lo a melhorar praticamente todos os aspetos da sua vida. E você, gostou da série como ser um campeão na sua vida? Deixe-nos os seus comentários e diga-nos o que podemos melhorar no futuro!

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:

Abraço