Muitos de nós ao longo da vida, e especialmente em períodos difíceis, períodos esses que nos colocam à prova, que abalam algumas das nossas crenças, que nos confundem, que nos desesperam e colocam em questão a nossa identidade, conduzem-nos à procura de nós mesmos na esperança de nos percebermos e encontrarmos o nosso propósito de vida. Quem sou eu? O que eu quero da vida? O que eu posso fazer agora para melhorar a minha vida e seguir em frente? Essas questões ocupam os nossos corações e mentes, especialmente em tempos que exigem uma mudança pessoal. Mas, o que realmente significa criar a si mesmo? O que lhe parece? O que é necessário que você faça para que isso aconteça?

A vida não é sobre encontrar a si mesmo. A vida é sobre a criação de si mesmo. – George Bernard Shaw

Não podemos procurar algo que não existe, não podemos andar por aí à procura de nos encontrarmos como que fossemos algo já acabado e pronto. Certamente nunca iremos dar de frente connosco mesmo ao ponto de dizermos: “Este sou eu” como se estivéssemos a olhar para uma outra pessoa que não nós mesmos. Certamente concorda que este cenário é totalmente improvável. De acordo com esta linha de raciocínio, andarmos à procura de nós mesmos como se fossemos algo ou alguma coisa que há muito tempo se perdeu, ou que na verdade nunca foi criado, não é uma estratégia construtiva. Não quero com isto dizer que períodos de reflexão ou de isolamento não sejam benéficos, pelo contrário. Mas isso não são períodos de busca de você mesmo, quando muito podem ser períodos de ir ao encontro daquilo que você procura ou pretende esclarecer.

A reter: Você não pode encontrar aquilo que você não criou

Procurar no vazio, no acaso ou andar à deriva na esperança de deparar-se com algo que faça entender quem você é, o que pretende da vida, ou qual o seu propósito, salvo raras exceções pode comprovar-se como destrutivo. Destrutivo, porque você não sabe para onde caminhar, o que pretende ou o que quer. Corre o risco de mesmo deparando-se com uma experiência que poderia ser de valor, não a reconhecer e esse momento passar-lhe ao lado.

Para descobrir algo, é preciso ter uma ideia do que procurar e onde procurar. Para melhorar a sua vida, tem de construir uma ideia do que quer melhorar. É importante traçar objetivos, ter uma noção do tipo de pessoa que pretende vir a ser, e o que está disposto a fazer para ser feliz. E, para ser feliz, deverá construir uma noção das coisas que o reforçam, que o satisfazem e que são significativas. Com este tipo de conceitos minimamente estruturados, certamente você ficar mais preparado e confiante para construir o futuro que deseja.

melhorar a sua vida

Em seguida apresento três estratégias que podem ajudar a estruturar um conjunto de passos para melhorar a sua vida:

1. FAÇA USO DA RAZÃO, DA IMAGINAÇÃO E DOS SENTIMENTOS

O processo de criação beneficia do uso da imaginação, da razão e do sentimento. Imaginar ou idealizar o que deseja alcançar, melhorar ou criar permite que você construa uma ideia ou conceito acerca do que pretende atingir. Com essa ideia na sua mente, acrescente-lhe o seu conhecimento, as suas habilidades, a noção de possibilidade, um planejamento, a noção de dificuldade, dos recursos necessários, entre outros. Agregado ao processo de imaginação e da razão é igualmente importante que gere um determinado estado de ser favorável à ação. Para que isso seja possível, você tem de sentir algo. Esse sentimento permite construir um determinado estado de humor, uma determinado estado de espírito. Estou a falar dos sentimentos que são sentidos no exato momento que você se envolve com a sua ideia de melhoria. Esses sentimentos positivos funcionarão como combustível para a ação. Transmitir-lhe-ão confiança, vontade, êxtase, energia, alegria e bem-estar. Nesse exato momento você criou um estado de ser favorável à melhoria desejada.

Leia: Construa a base do seu poder

2. OLHE PAR SI COMO UM PROJETO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO

No curso da nossa vida temos a capacidade de ir aprendendo, de ir experienciando acontecimentos distintos que nos agregam valor e aprendizagens distintas. Estamos em constante mudança e com isso vivemos novas experiências na forma de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Apesar de com o avançar da idade a nossa curva de aprendizagem ir diminuindo, em potencial existe sempre a possibilidade de acrescentarmos algo a nós mesmos. Podemos ir aprimorando os nossos recursos, limando arestas nos nossos talentos, clarificar os nossos desejos e ambições. Podemos ir deitando fora o que nos pesa, o que nos retira capacidade, e que nos prende aos medos e receios.

A criação de você mesmo é como fortalecer um músculo. Você tem que exercitar o processo para fazê-lo funcionar melhor e ser mais vantajoso. Quando você escolhe uma experiência em que realmente consegue expressar o seu eu autêntico, a sua paixão e propósito certamente irão estar presentes. Sempre que você percebe que pode acrescentar algo a si mesmo, e que essa nova experiência irá permitir expressar-se cada vez mais como pretende, a sua realização pessoal vai seguir junto com você. À medida que você vai caminhando na sua vida com a noção de que está em constante construção, e que essa construção pode ser orientada por si, a sua vida floresce. Agora, você vai saber mais rapidamente o que fazer para melhorar-se. Você encontrou o caminho para a melhoria.

Leia: Está disposto a fazer o que é preciso para ser feliz?

3. APROVEITE O MOMENTO PARA A MUDANÇA CRIATIVA

Aproveite o momento para a mudança criativa, antes que ele passe. Para fazermos as mudanças desejadas é importante que atuemos em tempo útil. Para que uma ideia se materialize é necessário agir. É necessário seguir o fluxo motivacional gerado pela momento criativo e partir para a ação. Não basta acreditar, não basta ter a ideia, não basta querer. A grande maioria das coisas não se realizam facilmente, necessitam da nossa dedicação e persistência. Você tem que aprender a trabalhar com as dificuldades da sua vida e ainda assim imaginar a possibilidade de chegar onde pretende. Este é o desafio de materializar a sua vida criativa. Além disso, o seu tempo de vida não é infinito. Ainda que possamos aprender ao longo da vida, como disse anteriormente, a curva de aprendizagem vai diminuindo. Existem determinados momentos na nossa vida que são cruciais para desenvolvermos determinadas realizações pessoais. São construídos em estágios de desenvolvimento que são adequados para adiantar a sua vida, de alguma forma, como ir para a faculdade, encontrar uma carreira, construir uma família, ou aposentar-se.

Ao longo destes estágios existem aberturas ou possibilidades para a mudança criativa que resultaram das decisões que você faz ou fez. Você pode ter-se casado e agora querer divorciar-se. Ou, você era um professor e agora quer ser um músico. Estes tempos que convidam a experimentar coisas novas exercem a função de definir a vida como você a vê. Existe uma determinada janela de tempo para você criar a vida que deseja.

Quanto mais velho você fica, mais complicado pode ser para realizar alguns dos seus objetivos de vida, mais enraizado no seus costumes você fica e mais difícil é adotar novas maneira de criar. Assim, você tem que aproveitar os momentos que se prestam a determinadas atividades na sua vida. Lembre-se, a única e verdadeira liberdade que qualquer um de nós tem na vida é o direito de escolher, o direito de auto-atualizarmos a nossa capacidade criativa através das decisões que tomamos. Se você quer que a sua vida se movimente para a frente de forma positiva e floresça de forma significativa e com propósito, você tem que fazer por isso. Comece a criar experiências que promovam a sua expansão psicológica e espiritual. Ficar à espera de cruzar-se com as pessoas e as situações certas, pode fazer com que o seu tempo útil passe sem nada acontecer como deseja.

Assegure-se que é você mesmo que promove o seu processo criativo. Assim, você terá um profundo sentimento de que fez o que poderia fazer para viver a melhor vida possível. Ninguém pode retirar a dedicação que você dá à sua vida. Comece hoje mesmo! Afinal, esta é a sua vida.

Leia: Guia completo para implementar qualquer mudança na sua vida

Abraço