Nunca hesite em sentar-se consigo próprio e fazer uma lista acerca daquilo que pretende para a sua vida. todos nós necessitamos de ter uma perspectiva temporal de futuro. Quanto mais coisas conseguir escrever, mas facilmente conseguirá perspectivar o seu futuro. Infelizmente parece haver uma relutância ou espécie de mito sobre o facto de fazer uma lista ou um registo de objetivos ser demasiado trivial. Eu não concordo, acredito ser uma estratégia muito enriquecedora. Na verdade achamos mais lógico e de valor fazer uma lista de compras, dos gastos do mês ou do que é necessário para um picnic  do que propriamente para a nossa vida em geral. Mas não será a nossa vida mais importante que um picnic?

LISTE AS SUAS METAS, SONHOS E OBJETIVOS DE VIDA

A lista tem o poder de tornar as coisas vivas e explicitas.

Pode começar por um simples exercício para ganhar o hábito de colocar as coisas significativas da sua vida em registo:

  • Liste todas as características positivas que julgue ter.
  • Liste todas as coisas que se lembre das quais se orgulhe ter realizado
  • Liste todas as coisas que gostaria de ter feito e ainda não fez
  • Liste todas as capacidades ou habilidades que julga ter e ser necessárias para fazer o que ainda não fez
  • Liste todos os sentimentos, valores e alegrias que julgue vir a obter quando conseguir alcançar aquilo que deseja

Se tiver uma lista daquilo que pretende fazer ou obter na sua vida, certamente não se perderá nos corredores da incerteza. Já experimentou ir a um Shopping Center sem uma lista de compras? Se esqueceu a lista, certamente levará mais tempo a efectuar as compras e acabará por comprar coisas que não necessitava e esquecer-se-á de outras que lhe farão falta. Na nossa vida também poderemos ter alguns dissabores se não tivermos bem presente o que pretendemos e o que deveremos fazer para atingir os resultados desejados.

Avancemos então para algo mais concreto:

  • Liste todas as coisas que gostaria de fazer antes de acabar a faculdade, ou antes dos 50 anos, ou antes de morrer. Mantenha a lista num sitio de fácil acesso e que a possa consultar e acrescentar.
  • liste as pessoas da sua vida que quer manter por perto, e manter contacto. A amizade é um bem precioso, pelo que não deve ficar esquecido. Sabe-se através de vários estudos científicos que as pessoas com laços sociais fortes, têm uma maior resistência ao stress e consequentemente um sistema imunitário mais forte. Por mais absurdo que lhe pareça fazer esta lista, irá ficar surpreso o quanto isso o pode relembrar de quem é importante para si e quem o motiva.

Os objectivos e metas ganham força quando você os escreve, ficando mais poderosos de cada vez que os reescreve ou acrescenta algo que beneficia a obtenção dos mesmos. Quando listamos os nossos objetivos, estamos a escrever a nossa história antes dela acontecer. Escreva o seu próprio guião de vida. Em seguida torne-se no seu realizador e produtor. Se algumas coisas não acontecerem como desejava, reescreva  novamente o guião, e faça mais um “take” na sua vida. Faça quantos “takes” forem necessários até que o produto final fique como deseja. Nós temos o poder de desejar e de realizar os nossos sonhos, quanto melhor os definirmos, melhor preparados estaremos para os realizar.

Dica: Liste, realize e produza as suas metas e objectivos.

objetivos

MANTENHA OS OLHOS NA RECOMPENSA

Em determinada altura ou em determinadas áreas das nossas vidas nós não utilizamos o poder de foco. A grande maioria de nós não se foca devidamente no objetivo. Sentimos muitas vezes uma espécie de caos interno, quase como se tivéssemos apanhado um choque elétrico, porque repetidamente tentamos pensar em demasiadas coisas ao mesmo tempo. Existem demasiadas coisas a passarem-nos pela cabeça. O poder de foco é uma arma poderosa apontada à nossa meta. Aquilo em que nos concentramos expande-se, seja bom ou mau, positivo ou negativo. A capacidade que temos de mobilizar e energia e recursos face ao que prestamos atenção é enorme. No entanto fazer duas tarefas exigentes ao mesmo tempo, é por certo difícil, e sobretudo não muito eficaz. Para realmente efectuarmos algo como o máximo de perícia e dedicação é necessário direccionarmos toda a nossa atenção para a tarefa, pensamento ou comportamento em que queremos ser bem sucedidos.

Perdemos o foco no objetivo, porque por vezes  pensamos nas muitas possibilidades negativas. Distraímo-nos pelas nossas preocupações e medos, inibimo-nos face à perspectiva de fracasso. O fracasso é uma opção, mas o medo não. O acto de falhar ou não conseguir fazer algo de forma eficaz, diz-nos que nos propusemos a fazer e/ou tentar algo, em vez de apenas ficarmos sentados na nossa zona de conforto. Devemos abandonar o medo de fracassar. Foque-se no seu objetivo e dê a si mesmo a possibilidade de falhar, com isto em mente você não irá distrair-se com os pensamentos de incapacidade, de impotência, com as auto-sabotagens.

O EXEMPLO ESPORTIVO

Correr uma maratona é um teste de resistência. O corpo irá resistir quando o cansaço se instala, e o esforço de continuar a correr torna-se doloroso. Este é o momento em que a mente do atleta necessita ser forte, dado que o corpo começa a enviar estímulos de dor para o cérebro. Podem começar a surgir igualmente impulsos para abrandar o ritmo, ou eventualmente para parar. A mente começa a gritar: ” Já Chega.” Se sua mente não é forte, vai ser superada pelos gritos de dor do corpo. Nesta fase da corrida há uma coisa principal que irá dar à sua mente a força para resistir a essa vontade de desistir e parar.

Que coisa é essa? A recompensa, o seu prémio.

Nunca perca de vista a recompensa. Qual é a sua recompensa? O seu objectivo, sonho, meta é a sua recompensa. A sua recompensa de uma forma geral é alcançar o seu propósito de vida, é tirar gozo das coisas que faz e às quais se propõe a alcançar. Ao focar-se no desafio, meta ou objectivo de forma exclusiva, irá permitir fazer aquilo que quer, quando quiser, com quem quiser.

Para refletir: Qual é a recompensa que faz você correr a sua maratona (metaforicamente falando)?

Abraço