Vivemos numa altura onde as oportunidades são inúmeras, a informação abunda e a competitividade é dilacerante. Neste misto de motivações para o sucesso, bem-estar e desenvolvimento pessoal, interpõem-se igualmente alguns obstáculos. Esses obstáculos podem ser impostos pela própria vida, assim como gerados por nós mesmos através de expetativas elevadas que se comprovam na forma de fracasso, ou por incapacidade de lidarmos eficazmente com as mudanças repentinas e sucessivos desafios.

Na gestão da nossa vida, por vezes o excesso de pensamento e preocupação é um dos maiores entraves à expansão do nosso potencial. Agregado a algumas formas negativas de pensamento, seguem-se atitudes que nos afastam do caminho das soluções para os nossos problemas. Os nossos erros de pensamento, dia após dia podem ir abafando a nossa criatividade, esperança e formas assertivas de olhar o mundo.

Apresento algumas dicas que podem ajudá-lo a mudar sua vida para melhor:

aumentar seu potencial

1. LEMBRE-SE DOS DONS COM QUE VOCÊ NASCEU

Quando paramos para pensar acerca das coisas que ainda temos e somos capazes de fazer em vez de nos preocuparmos com o que não temos ou não estamos recebendo, isto muda a nossa perspetiva para melhor. Tomamos consciência que possuímos uma capacidade inata para aprender, para resolver problemas, para arranjarmos soluções quando tudo parece estar perdido. Que temos capacidade para procurar ajuda, para procurar informação, para nos motivarmos. Somos nós os atores da nossa vida, somos aquele que tem capacidade para pensar, para fazer, para criar e executar aquilo que pensamos poder ajudar-nos e servir-nos. Quando percebemos que temos em nós os recursos que nos permitem chegar onde pretendemos, deixamos de olhar para nós mesmo como vítimas, ou com auto-piedade. Recusamo-nos a olhar para nós como coitados, como miseráveis, ou com má sorte.

Para aprofundar o assunto, leia: Coloque todas as suas habilidades em jogo

2. COMECE O SEU DIA NA NOITE ANTERIOR

À primeira vista pode parecer um cliché. Mas na verdade este pequeno exercício é suportado pela forma ótima como todos nós funcionamos. Quando fazemos uma revisão de como correu o nosso dia e o que ocorreu, permite-nos aferir algumas dessas coisas, e intencionalmente (de forma imaginada) fazer pequenos ajustes, consolidar aprendizagens, preparar as próximas ações e a forma como pretendemos agir e pensar acerca dos assuntos futuros. As pessoas mais bem sucedidas que eu conheço acabam o seu dia de trabalho fazendo uma lista do que têm e pretendem fazer no dia seguinte ou nos próximos. Isso permite intencionalmente enviar informação para o subconsciente de forma a que se estabeleça uma ponte que permita um alinhamento de todo o nosso ser, no sentido de colocarmos todos os nossos recursos ao serviço do que pretendemos.

Para aprofundar o assunto, leia: Planificação e estratégias, duas armas para alcançar o sucesso

3. ESTEJA PRONTO PARA CRESCER E DESENVOLVER-SE

Os adultos têm a capacidade de aprender a adiar a gratificação, planificar, antever, idealizar e projetar-se no futuro, mas também temos uma escolha a respeito de como nos comportarmos quando as coisas não seguem o caminho pretendido. Se você se relembrar do primeiro ponto (lembre-se dos dons com que você nasceu), percebe que tem sempre a possibilidade de seguir em frente, que tem sempre a oportunidade de aprender novas formas de lidar com situações antigas e igualmente perspetivar e criar formas de lidar com os novos desafios, obstáculos ou infortúnios.

Para aprofundar o assunto, leia: Cresça, desenvolva-se e progrida a cada novo dia

4. FLEXIBILIZE A SUA ATITUDE

Solte a sua atitude. Se você acha que o mundo é injusto e está em dívida consigo, é importante reavaliar a sua posição e a sua ideia acerca disso. É bem possível que, sentindo-se nesse direito, você esteja afastando-se das coisas e das pessoas que você gosta. Uma atitude de indignação que perdure no tempo induz à resignação, ao abatimento, à controvérsia ou ao miserabilismo. Ainda que todos nós possamos passar por esses momentos, cristalizar-se neles nunca é benéfico. Flexibilize a sua atitude, se a que está a ter relativamente aos acontecimentos da sua vida exacerba ainda mais a sua dor, tristeza e desesperança, mude. Experimente outra abordagem, perceba o que pode fazer para se fortalecer e encarar a vida por uma perspetiva mais construtiva e positiva.

Para aprofundar o assunto, leia: Como melhorar a sua flexibilidade de pensamento?

5. NÃO IGNORE AS SUAS EMOÇÕES

Não ignore suas emoções, mas lembre-se que os sentimentos não são os fatos. As emoções precisam ser honrados,  no entanto não têm de ser justificadas. Só porque você tem um determinado sentimento não significa que você está certo, e que forçosamente tenha de orientar-se por ele. Nós estamos sempre a fazer interpretações acerca do que se passas à nossa volta, e aquilo que interpretamos gera uma determinada emoção e/ou sentimento, mas que nem sempre traduz a realidade das situações ou dos acontecimentos. Escute as suas emoções, mas faça-as passar pelo filtro da sua consciência, avaliando-as e percebendo o que fazer com aquilo que elas lhe transmitem.

Para aprofundar o assunto, leia: Aumente o seu sucesso entendendo as suas emoções

6. CUIDADO COM O PENSAMENTO NEGATIVO

Às vezes entramos em ciclos de feedback negativo sem termos consciência disso. Se os pensamentos incapacitantes e impotentes, sem esperança continuarem a aparecer na sua mente, não desespere. Saiba que é possível fazer algo acerca do que se está a passar na sua mente, é possível mudar pensamentos negativos para pensamentos positivos. Não tem necessariamente de segui-los ou confundir-se com eles. Os pensamentos negativos são apensas eventos que acontecem na sua mente e não fatos concretos ou os próprios acontecimentos.

Para aprofundar o assunto, leia: Como mudar pensamentos negativos para pensamentos positivos?

7. ESTABELEÇA E MANTENHA UMA ROTINA SAUDÁVEL

Nós somos criaturas de hábitos, e os hábitos saudáveis, como fazer exercício regular, faz-nos sentir melhor. Manter bons hábitos também nos ajuda a sentir que temos algum controle sobre as nossas vidas. Mas para  que consiga retirar benefícios tem de fazê-lo, tem de praticar.

Para aprofundar o assunto, leia: 11 Formas de melhorar a sua saúde e capacidade física

8. ABANDONE OS SEUS RESSENTIMENTOS

Todos temos ressentimentos. Sejam direcionados para os nossos pais, parceiros ou colegas, os ressentimentos ocupam muito tempo na nossa mente, impedindo-nos de funcionarmos  adequadamente. Ao optar por deixá-los, você irá tornar sua vida muito mais leve. Se analisar bem, os ressentimentos perturbam apenas as pessoas que os criam, que os sentem e que se deixam afetar por eles, e não as pessoas que são alvo desses ressentimentos.  A parte mais difícil é tomar a decisão de deixar ir embora os seus ressentimentos. Utilizo a ideia de “deixar ir”, porque trata-se disso mesmo, se cada vez que esse pensamento ou imagem de ressentimento lhe surgir na mente, se não focar a sua atenção nele, se não o alimentar através do foco na recordação do acontecimento, ele acaba por desaparecer.

Para aprofundar o assunto, leia: Como libertar-se da angústias do passado

9. PERCEBA AQUILO QUE QUER SER, E APRENDA A RESPEITAR-SE

Todos nós fingimos ser o que não somos de tempos em tempos e, de vez em quando, isso pode ser uma coisa boa, mas se isso comprometer os seus valores pessoais, tome cuidado.  Esforce-se para colocar em prática aquilo que valoriza, que você admira em si mesmo e que gostava de ver melhorado. A melhoria é sempre possível, neste caso específico o não ser-se capaz é uma ilusão.  Respeite-se por aquilo que você é ou pretende vir a ser.

Para aprofundar o assunto, leia: Que tipo de pessoa você quer ser?

10. DESFRUTE UM POUCO A CADA DIA

Você não pode  estar sempre no êxtase. Com essa realidade em mente, tente olhar para os pequenos momentos de satisfação e bem-estar que acontecem o tempo todo, mas que muitas vezes não conseguimos reconhecer. Tente estar alerta para algumas das coisas boas com que se depara todos os dias, e você vai mudar sua vida.

Para aprofundar o assunto, leia: É importante colocar alegria na sua vida

Mudar a vida para melhor trata-se de uma sucessão de pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos que escolhemos em consciência, dando um passo de cada vez, caminhando orientado e intencionalmente para onde queremos  caminhar.

Abraço