Ao longo da vida todos nós vamos enfrentando situações que por vezes levam-nos aos limites das nossas capacidades físicas e psicológicas. Com isso, pode surgir uma miríade  de problemas, como ansiedade, depressão, fobia social, ataques de pânico, dificuldades de adaptação, transtornos de personalidade, ou simplesmente conduzir-nos a uma visão negativa da vida. Cada uma destas condições tem as suas especificidades, causando-nos problemas particulares na relação com o mundo ao nosso redor ou com os outros, connosco mesmo, e com a nossa perspetiva temporal de futuro. Na origem do tipo de problemas anteriormente descritos poderíamos considerar algumas áreas, como circunstâncias biológicas, cognitivas e sociais. Em particular, o nosso domínio cognitivo (pensamento), incluindo as nossas perspetivas, interpretações e crenças em relação a nós mesmos, ao mundo, e ao nosso futuro jogam um papel preponderante sobre a nossa capacidade de gerenciar o stress e experimentarmos um maior bem-estar.

As pessoas com uma maior sensação de desesperança e falta de controle sobre a sua vida, pensamentos e sentimentos são particularmente vulneráveis ao stress e problemas psicológicos. Todos passamos por momentos difíceis na vida e, para ter a capacidade de nos recuperarmos das adversidades é crucial construir uma tríade cognitiva positiva para desenvolvimento de saúde psicológica e alcançar satisfação com a vida.

RESILIÊNCIA

A resiliência é a capacidade de recuperarmo-nos e adaptarmo-nos às exigências de situações stressantes e de elevado impacto emocional. A resiliência desempenha um papel central na obtenção de bem-estar psicológico, influenciando positivamente a saúde das pessoas e o seu funcionamento geral. A resiliência pode ser desenvolvida e fortalecida ganhando uma maior consciência emocional, que facilitará o aumento da força emocional, promovendo a implementação de uma padrão de pensamento positivo.

resistir

Uma pesquisa recente no Journal of Counseling Psychology abordou o conceito de tríade cognitiva de Beck, que explora a forma como vemos a nós mesmos, o mundo ao nosso redor, e o nosso futuro. Os pacientes deprimidos tinham uma visão negativa de si mesmos, do mundo ou dos outros, e também do futuro. Quando a perspetiva das pessoas relativamente a essas áreas é negativa, destrutiva, sem esperança e sem capacidade para lutar e lidar com a vida, aumentam o risco de desenvolver problemas psicológicos.

Esta pesquisa revelou, no entanto, que pode haver um outro lado desta tríade. Uma tríade cognitiva positiva pode ser aplicada ao cultivo da resiliência e maior positividade. As pessoas resilientes são suscetíveis de ter uma visão positiva de si mesmas e acreditar nas suas habilidades, ter uma visão positiva das outras pessoas e do seu ambiente, bem como serem otimistas e esperançosas sobre o futuro.

Sem seguida, apresento os três pontos em que a tríade cognitiva positiva se relaciona com o aumento da resiliência: 

VISÃO POSITIVA DE SI MESMO

Olhar para você mesmo de uma forma construtiva e positiva é um grande ponto de partida para a cura de feridas emocionais e ter autoconfiança para lidar com as dificuldades que possa estar a enfrentar ou que surjam ao longo da vida. As pessoas resilientes acreditam na sua capacidade e competência para lidar com as situações difíceis ou inesperadas.

É importante eliminar o seu diálogo interno negativo e aprender a falar de forma construtiva para você mesmo. Quando nos tornamos no nosso principal aliado e deixamos de ser cruéis e insensatos para nós mesmos, deixando de punirmo-nos com diálogos internos autocríticos, tendemos a construir uma visão mais capacitadora e positiva acerca de nós mesmos, promovendo o aumento da autoconfiança. Com uma autoconfiança aumentada ficamos mais capacitados para lidar com a frustração e com a adversidade.

VISÃO POSITIVA DO MUNDO E DOS OUTROS

As pessoas resilientes são mais propensas a encontrar e desenvolver os recursos sociais necessários para a obtenção dos seus objetivos. Elas acreditam que os outros são dignos de confiança, e estão dispostas a buscar recursos úteis e vantajosos quando necessário. Assim, quando vemos o mundo como um lugar benevolente e generoso, começamos a ter interesse nos outros e buscar novas oportunidades e experiências para fortalecer o nosso bem-estar.

Aprofundei este assunto nos artigo: Encare a sua vida com otimismo: Descubra a sua chave mestra

VISÃO POSITIVA DO FUTURO

As pessoas resilientes têm um senso de esperança e otimismo para o futuro. Quando as coisas dão errado, as perspetivas que temos podem fazer ou quebrar a nossa persistência. A perspetiva positiva e otimista dá-nos a sensação de que apesar das dificuldades as coisas vão correr bem, e vamos encontrar uma maneira de lidar eficazmente com os problemas. Esteja ciente de sua perspetiva e crenças sobre si mesmo, o mundo, e o seu futuro, e perceba que mudando os seus pontos de vista pode conduzi-lo a adotar uma atitude mental positiva, e que isso poderá iniciar uma espiral ascendente positiva na sua vida.

Aprofundei o assunto nos artigos: 

Abraço,

Miguel Lucas