Com o final do ano de 2012 a aproximar-se e o Natal à porta, quero desejar a todos os leitores as maiores felicidades. Sempre que escrevo um artigo, tem na sua base a intenção de melhorar algo na vida das pessoas. Implicitamente existem sempre palavras de incentivo, de motivação e esperança, entre outras. Neste artigo compilei algumas postagens que tenho vindo a colocar na página de fãs do Facebook da Escola Psicologia: www.facebook.com/escolapsicologia. A recetividade às postagens tem sido grande, com participação dos leitores através dos comentários e partilhas, o que muito me alegra e incentiva a continuar com este trabalho. Acredito que cada um de nós tem em si mesmo potencial para conseguirmos incentivar-nos, para nos motivarmos e construirmos uma esperança que perspetive um caminho significativo que nos permita florescer. É exatamente com esta ideia em mente que apresento os tópicos que se seguem para reflexão.

MUDAR PARA MELHOR

A ideia de: “tenho de fazer algo para mudar a minha vida” é uma vã esperança de quem se ilude, de quem vai eternamente adiando aquilo que sabe nunca vir a realizar. Não magoa, pelo contrário, alivia momentaneamente. Só que, esse alívio momentâneo quando repetido uma e outra vez, sim, vai magoando. Vai infligindo sofrimento numa autoimagem que se tenta iludir, dizendo: “Tenho de fazer algo para mudar a minha vida.” … mais um bálsamo temporário, que passado tempo vai magoando. A intensidade do sofrimento até pode ser baixa, mas faz endurecer, sofrer, chorar, deprimir, desmotivar, por vezes silenciosamente, na calada, vai corroendo por dentro.

É uma vã esperança. Vai-se ficando refém de nós mesmos. Passamos a ser o sequestrador. Uma vez fazemos papel de refém e no momento seguinte de sequestrador. Inflige-se dor, e depois sente-se essa dor. A seta lançada caminha para o alvo. Esse alvo é a própria pessoa que lançou a seta.

Mas, a mudança, a possibilidade de mudança sempre esteve ali, à espera de ser abraçada. Ela foi admirada, prometida, mas uma e outra vez abandonada. Sim, era uma vã esperança. Uma vontade sem intenção. Uma ilusão de fazer.

Descobrir o truque da ilusão, é, e pode ser o retomar da esperança cheia de possibilidade. A possibilidade pode ser materializada na ação. Na ação de fazer. Vá e faça. A ilusão foi quebrada, e a esperança renovada.

Para aprofundar o assunto, leia: Existe esperança depois da derrocada e fracasso, espalhe a palavra

PARA ONDE QUERO QUE A MINHA VIDA CAMINHE AGORA E NO FUTURO?

De vez em quando, você deve sentar-se tranquilamente e examinar a sua vida e a direção que ela está tomando. Você deve sempre tentar perspetivar uma vida melhor no seu futuro. Se assim não for, algo precisa mudar.

As grandes áreas da vida são comuns a todos nós, dinheiro, trabalho, amor, família, relacionamentos, amigos e outras. Num determinado ponto da sua vida, uma ou mais dessas áreas devem ser alvo do seu foco em termos de melhoria. Se sua vida parece não estar ficando melhor em relação aos seus objetivos, você precisa descobrir o que está acontecendo e tomar medidas para melhorá-la. Para que isso se efetive pode ser necessário fazer algum exame de consciência, meditação e reflexão, mas vale a pena. Pondere sobre isso!

Futuro

REFLETIR SOBRE A INTENÇÃO

Gaste alguns minutos refletindo sobre a sua mais profunda intenção. Há muitas questões por trás das nossas intenções, palavras que podem orientar a introspeção: Qual é o meu valor mais profundo? O que faz disparar o meu coração? O que é para mim a liberdade, e como isso me faz sentir?

Na correria da nossa vida, muitas vezes é fácil esquecer a motivação fundamental pela qual escolhemos viver. O que estamos fazendo com as nossas vidas? Refletindo sobre valores mais profundos da sua vida pode tornar-se um ritual diário, quando você está dirigindo para o escritório ou a tomar um duche. Quando somos claros sobre as nossas intenções, as nossas vidas movem-se com um enorme propósito.

Por vezes é preciso ficar consigo mesmo:

Para perceber,
Para abrandar,
Para fazer menos,
E abrir-se mais.

Para respirar,
Ficar ciente,
E saborear a plenitude de estar acordado.

Quem sabe você possa praticar isso hoje?

A RELAÇÃO COM A DOR

Por vezes a dor invade a vida, invade-nos sem convite ou aviso prévio, impõe-se sem pedir opinião, sem quês nem porquês. Rejeitamo-la, odiamo-la, não sabemos lidar com ela. Tira-nos do sério, enfraquece-nos a esperança e o espírito  Não sabemos nem queremos relacionarmo-nos com a dor. Mas ela faz-se sentir, entranha-se na pele, no músculo, e até na mente. Corrói-nos por dentro. Altera-nos os sentimentos e a forma de estar no mundo. Quer queiramos ou não, acabamos por ter um relacionamento com a dor, a dor física, a dor emocional.

Aprender a relacionarmo-nos com a dor, sempre que ela se faz sentir, pode acalmar essa mesma dor. Não, não é fácil, mas é primordial. Não, não a pedimos, mas temos de a acolher. Acolher a dor, aceitá-la, acalmá-la, suportá-la, combatê-la, amenizá-la, são tudo formas de nos relacionarmos com a nossa dor, e, em algum momento terão de tomar a dianteira da nossa atenção. Aceitá-la, acalmá-la, suportá-la, combatê-la, amenizá-la, são tudo formas de superá-la.

Ebook – Como Mudar Sua Vida para Melhor

VOCÊ É FORTE

Sim, você é forte. Quantas vezes já sofreu em silêncio? Aguentou a barra, viu os seus sentimentos rasgarem-lhe a pele, a autoestima, a sua confiança e decisão. Sim você aguentou, nem sempre firme, mas aguentou. A vida não pára, você continuou, por vezes julgando desistir de tudo, de você mesmo, desacreditou, mandou a toalha ao chão. E depois? A vida continuou. Você cambaleou, agarrou-se há pouca força que restava e lá foi. Continuou a caminhar. Reergueu-se, restabeleceu-se, encontrou a força em si para voltar a fazer as pequenas coisas, seguiram-se as grandes coisas e surgiram as coisas extraordinárias.

Sim você é forte. É forte, mas não é por não sentir as coisas da vida. É forte, mas não porque não se vai abaixo. É forte, mas não porque nunca fracassa. É forte, mas não porque nunca erra ou se desilude.

Você é forte, porque aguenta, porque se determina a continuar mesmo com a pele ferida dos sentimentos negativos que o vão dilacerando. É forte, porque mesmo em época de sofrimento aguenta a barra, e caminha. Caminha suportando a dor e a esperança que tudo vai passar.

Sim, você é forte.

AGARRE AS POSSIBILIDADES

Nada reduz tanto as chances contra você como ignorá-las. Se você não olhar para as possibilidades da vida, para aquilo que voce pode transformar em bem-estar, felicidade e realização você será o seu maior sabotador. Você será o inibidor da sorte e o profeta do azar. Agarre as suas possibilidades, agarre a sua vida.

ALIMENTE O SONHO

Com o seu sonho em mente, siga-o, abrace-o, acarinhe-o, alimente-o, conforte-o, comece a vivê-lo. Agora vá e faça a mais pequena coisa que estiver ao seu alcance para que comece a ficar mais perto de tornar o seu sonho realidade.

A força está em você. Você é a FORÇA!

VISÃO

Palavras, pensamentos e imagens positivas potenciam a sua mente, escolha o que pretende criar na sua mente para que possa igualmente florescer no mundo real. Clarifique a sua visão de sucesso. Se você acerta no seu alvo ou não, é em grande parte dependente da clareza das imagens criadas na sua mente.

De acordo com esta perspetiva, deixo-lhe uma questão para refletir:

Quão nítida é a sua visão relativamente ao que deseja obter?

liberdade

DESAPEGO

Não deixe que as suas falhas, angústias, incertezas, medos, pensamentos e sentimentos negativos oriundos do passado se transformem no seu carrasco. Não deixe que isso determine as suas ações e muito menos quem você é. Você tem de decidir os seus objetivos e o que pretende ser, por você mesmo. Pelo seu estado de ser mais elevado, positivo, otimista e esperançoso.

“Desapegar, desenraizar, simplesmente deixar ir mágoas, falhas, mesquinhices e raivas. Que se desvaneçam com o passar dos dias, com as atitudes construtivas, com o impulso para a frente, com a persistência num querer erguer-se acima da neblina. Sem o peso do passado, mas na posse da sua experiência positivamente filtrada, sigo em frente. Conheço na pele a finitude daqueles que foram muito queridos, logo perspetivo a minha. Tal como um mexilhão de água doce, filtro as impurezas da vida, com a velocidade que me permito. Sem medo. Sem culpas. Com alguns arrependimentos ultrapassados. Com a noção de que este é o caminho. O caminho da minha verdade.” - Miguel Lucas

O que você está transportando consigo que prende os seus sonhos? As angústias do passado, os rancores, as vitimizações, as desculpas insalubres, os fracassos, as desilusões e ilusões. Pode ser que até carregue as expetativas do futuro, o medo do que está para vir. O fardo do presente, as preocupações do trabalho. Sim, o peso daquilo que se transporta pode ser enorme. Alivie-se, deite fora o que o atrapalha, deixe ir o que o magoa. Liberte-se!

AGRADAR AOS OUTROS

Não importa quem você é, o que pensa, o que faz, algumas pessoas vão gostar e algumas não, algumas irão concordar com você e algumas irão discordar. Não se preocupe com isso, não fique mudando a si mesmo na tentativa de viver de acordo com as expetativas dos outros. Isso só vai criar conflitos internos e confusão. Aprenda a conectar-se com o seu eu verdadeiro. Descubra o que você quer ser.

O que o impulsiona, o que você defende, o que valoriza, o que lhe é significativo, onde pretende chegar, essas são algumas das coisas que permitirão mantê-lo no seu próprio caminho. Agradando a você mesmo. Não quero dizer que não devemos levar os outros em consideração, claro que saber ouvir e saber analisar a viabilidade de uma opinião é uma mais valia. É no entanto importante que essa opinião vinda dos outros se encaixe na sua forma de ser e de estar no mundo.

ENALTEÇA-SE

Quem nós somos enquanto pessoas?

Arrisco a dizer que nós somos aquele que pode mudar a si mesmo para melhor. Nós somos a pessoa que tem consciência que comporta em si algumas formas de agir que podem não servir mais, e que tem a capacidade de instituir em si mesmo novas formas de pensar, sentir e agir.

Incentivo-o a promover as suas habilidades, as suas virtudes e valores. Elimine os seus maus hábitos e implemente novos comportamentos, formas de pensar e de agir sempre que se verifique serem adequados à realização dos seus sonhos. Eleve-se, tendo a noção que elevação é a capacidade de conduzir-nos e puxar por nós mesmos.

Diga comigo. Agora mesmo: “eu tenho qualidades”. Em tom afirmativo, claro e certo. Diga. Esqueça os seus medos, os medos transmitidos pelos outros, da voz dos seus pais, do bota abaixo dos outros, da timidez da sociedade. Encha os seus pulmões. Afirme-se: “eu tenho qualidades”. Acrescente: “eu tenho qualidades e sou bom”. Incorpore esse sentimento, essa ideia acerca de si mesmo. Se num vislumbre surgirem imagens de incerteza, diga mais uma vez: “eu tenho qualidades”. Diga: “nada, nem ninguém, mas mesmo nada me vai impedir de construir uma imagem positiva de mim mesmo. Não irei profetizar a minha desgraça. Não, não irei assalariar a pobreza de espírito, não. Sim, porque eu tenho qualidades. Porque eu tenho garra, tenho energia em mim para colocar as minhas qualidades ao serviço dos meus objetivos. Sim, eu sou capaz. Já estou a fazê-lo. A cada dia eu vou construindo uma imagem mais forte e decidida, de: eu tenho qualidades imensas.”

Sim, você tem qualidades

gentesdomundo

TEM GENTE BOA NO MUNDO

Tem gente que cai e se levanta. Tem gente rica e humilde. Tem gente pobre com riqueza de espírito. Tem gente sofrida com sorrisos para os outros. Tem gente cansada com energia para dar. Tem gente doente que deseja saúde para todos. Tem gente com fome que partilha o seu pedaço de pão. Tem gente que cuida sem ser cuidada. Tem gente que chora a perda alheia e aguenta firme as suas perdas. Tem gente que falha e tenta de novo. Tem gente amputada que dá a “mão”. Tem gente enganada que confia. Tem gente angustiada que acalma o coração do amigo. Tem gente destroçada que empurra a vida.

É, tem por aí essa gente toda a todo o momento que se eleva acima de si mesmo e, continua. Continua a ser aquilo que melhor o ser humano tem… um espírito vivo, com vida para si, para os outros e para o mundo.

Abençoados os espíritos vivos com vida!

DIGNIDADE

Como psicólogo, tendo a possibilidade e a honra de aceder e ouvir os testemunhos dos dissabores e incómodos pessoais de um elevado número de pessoas, as suas frustrações, os seus amargos de boca, a luta com elas mesmo e com o mundo ao seu redor, a sua coragem perante o infortúnio e a desgraça. Respeito-as, admiro-as e com isso entendi e aprendi o enorme potencial que cada ser humano comporta em si – a sua dignidade.

Nos inúmeros atendimentos que fiz e vou fazendo, vou comprovando e reforçando a ideia de que quando a pessoa começa a aceitar-se, a olhar-se de frente, a respeitar a sua dor, as suas incapacidades e problemas, percebe em si mesmo uma tremenda força notável que a impulsiona para a crença de que o caminho da melhoria é uma realidade em que consegue caminhar.

7 SUGESTÕES PARA PRATICAR E MELHORAR O SEU BEM-ESTAR

1 – Acreditar que coisas boas aconteçam para você. Ajude essa crença fazendo coisas que o aproximem desses objetivos. Acredite que você merece essas coisas boas.
2 – Rir muito. Não de forma forçada, mas facilitando assuntos e situações que conduzam ao riso.
3 – Substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos, e bloquear o mais breve possível o pensamento negativo.
4 – Se possível, abandonar as pessoas negativas e começar a associar-se com pessoas mais positivas.
5- Visualização de objetivos e afirmações positivas e construtivas.
6- Exercitar-se e comer saudavelmente. Trate-se com respeito.
7 – Ser entusiasta em tudo o que você faz.

FELIZ NATAL!

Abraço