Animar-se e motivar-se a si mesmo não será certamente a única coisa que necessita para ser bem sucedido, mas é uma parte muito importante, tal como tomar as devidas acções no momento certo. Tal como aprender as habilidades necessárias para obter sucesso, são. Assim como movimentarmo-nos no mundo em direcção aos nossos objetivos. Pense no sucesso como uma mala de viagem que você carrega. Você irá precisar de um passaporte, roupas, dinheiro, etc. O ânimo é uma dessas coisas importantes que coloca na mala na sua viagem para o sucesso. O ânimo é algo que necessita para se apoiar a si mesmo e transformar-se no seu maior fã.

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:

A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email:

SEJA O SEU MAIOR FÃ!

Neste artigo apresento algumas descrições sobre o que faz alguém ser “animado”, assim como algumas frases, acções e comportamentos motivacionais que aumentam a probabilidade de você ter sucesso. Relembre-se, o objetivo é que você crie a sua própria atitude animadora que irá permitir conduzi-lo ao seu sucesso específico desejado. Para todo o sonho que vive no seu coração, existe uma atitude animadora que lhe precede. Vamos chamar a esta atitude animadora de “Slogan Motivacional“. Os próximos slogans motivacionais irão ajudá-lo a entender a sua força e mais valia. Construa os seus próprios slogans motivacionais que o animem e encorajem, e transforme-se no seu maior fã.

A qualidade de um bom slogan motivacional:

  • Motiva
  • Aumenta a auto-estima
  • Descreve a acção necessária para vencer
  • Centra-se no objetivo
  • Programa as crenças que escolheu para a sua vida

Existem slogans motivacionais que são universais, mas nem por isso deixam de ser poderosos e/ou úteis a todos nós.

EU CONSIGO FAZER ISSO

Talvez o slogan motivacional mais poderoso e conhecido seja: “Eu consigo fazer isso (I can do it)” Este é um slogan que deve adicionar ao seu sistema de crenças, caso você queria ter ou conseguir alcançar alguma coisa na sua vida. Se você não acreditar, quem acreditará? Ser-se fã, é alguém que expressa a sua admiração por outra pessoa, grupo, ideia, esporte ou objeto (como por exemplo um carro). Ser-se fã, agrega em si o fato de acreditar e admirar determinadas qualidades, habilidades e capacidades.

Eu sou fã do Cristiano Ronaldo porque acredito que ele é o melhor jogador do mundo e aprecio as suas qualidades e habilidades técnicas, por esse motivo sempre que ele joga confio nele, ou seja tenho uma elevada crença que conseguirá fazer aquilo que melhor sabe: marcar golos! Então se você quer ser bem sucedido tem que ser o seu maior fã, tem de dizer: “eu consigo fazer isso”, porque se esta crença estiver bem enraizada na sua mente, você não terá tendência para verbalizar a crença oposta, a qual acredito ser o slogan que cria grande fraqueza e desânimo, “Eu não consigo _________  “(preencher com o verbo da sua escolha). Deixe de dizer: desculpe, eu não sei, eu não consigo.

Citação: A verdade é que todos nós falamos para nós mesmos. Só temos de melhorar esse aspecto. – Thom Rutledge

José Mourinho o treinador de futebol que foi considerado o melhor treinador do mundo em 2010, imortalizou a frase: “Eu acho que sou especial“, em Inglaterra passou a ser o Special One, e em Itália, Il Speciale. Não seremos todos nós especiais? Eu penso que sim. Então, porque razão nem todos somos bem sucedidos naquilo a que nos propomos? Arrisco a dizer, porque provavelmente não nos consideramos especiais, não acreditamos em nós, julgamos não conseguir fazer algumas coisas que são muito significativas para nós, e como tal, ficamos à sombra das nossas capacidades. Repito, se todos temos potencial para sermos bem sucedidos porque razão, muitos de nós não conseguimos?

Muitas pessoas, ouvem outras bem sucedidas dizer-lhes, “Você consegue fazer isso!”, e eles pensam, “Sim, você consegue, mas eu não”. A psicologia positiva, as pessoas de sucesso, e todos os que ultrapassaram os maus momentos da vida, mostram-nos que você também consegue. Se você acreditar que consegue, você fará. Adicione os próximos slogans motivacionais ao seu reportório verbal agora mesmo, e repita-os muitas vezes:

  • Eu consigo fazer isso
  • Você consegue fazer isso
  • Nós conseguimos fazer isso

Puxe por você através de diálogos positivos como os slogans motivacionais apresentados. Mantenha-se focado e aprecie a experiência. Repita para si, “Eu consigo fazer isso.” Você necessita estar em grande forma mental e física para se projectar nos seus objetivos eficazmente. A base do seu sucesso são as suas crenças, e estas são orientadas pelas suas verbalizações que aumentam a sua confiança, alavancando a probabilidade dos seus comportamentos e acções cumprirem os seus objetivos.

ANIME-SE 30 SEGUNDOS ANTES DA ACÇÃO

Trinta segundos antes de um evento verbalize afirmações de acção e ânimo para si próprio e para o resultado que deseja alcançar. Grande parte dos comerciais televisivos duram aproximadamente trinta segundos e usam mensagens poderosas que encorajam muitas pessoas a comprarem ou a aderirem aos produtos. Antes de você fazer algumas das coisas que considera importantes, faça um pausa e anime-se.  Como num comercial, construa o seu slogan motivacional para o sucesso que quer obter e aumente a probabilidade de atingir de forma eficaz os seus resultados desejados.

Por exemplo: se você necessitar de fazer um telefonema importante e tiver nervoso antes da chamada, anime-se durante trinta segundos (com o seu slogan motivacional) para obter a motivação que precisa para o resultado que quer. Você pode dizer, “Eu estou tão confiante, que quem está do outro lado irá sentir isso na minha voz e no discurso que uso.” “Irão gostar de me ouvir.” Faça isso durante trinta segundos, sinta isso.

No meu caso, quando tenho de fazer alguma apresentação em público, para além de toda a preparação e conhecimento técnico em que tenho de trabalhar, digo para mim, “Eu percebo do assunto, e irei explicá-lo e apresentá-lo melhor que ninguém.” Não tem de forma nenhuma a ver com pretensão ou vaidade, tem a ver com a necessidade de me colocar no meu melhor estado de recursos para a acção. Tal como explico nos programas de preparação mental que aplico a atletas, “o corpo está à escuta da mente“, se me sentir como sendo “especial” o meu organismo irá responder da forma em que eu acredito que alguém especial desempenharia (de acordo com o meu modelo).

Dica: pratique o slogan motivacional durante 30 segundos, e você irá alavancar os seus resultados desejados.

ADICIONE UM MOVIMENTO MOTOR AO SEU SLOGAN MOTIVACIONAL

Adicionar movimento adiciona energia. Faz “mexer” as coisas. E é útil se essa coisa que se “mexe” é você. Ao criar movimento, coloca as coisas em acção. O movimento incrementa impacto nos seus slogans motivacionais e nas suas afirmações intencionais. Por exemplo: o movimento de fechar o punho e ao mesmo tempo verbalizar o seu slogan motivacional, funcionará como condicionamento positivo, funcionará como um âncora que associa duas vertentes poderosas para o sucesso, as verbalizações de capacidade e o movimento enérgico.

USE A REPETIÇÃO COM EFICÁCIA

Os slogans motivacionais são altamente eficazes se os repetir, uma e outra vez. Importa no entanto referir que deverá certificar-se que está a fazer o slogan “correto” para o conduzir ao seu resultado desejado. Repetir uma afirmação negativa ou não acreditar a 100% nela não é produtivo, irá soar-lhe a falso e o seu corpo não irá corresponder ao seu objetivo. As afirmações têm de ser coerentes com a crença e com as acções e esforços que fazemos, para construírem uma convicção.

Não existe nada mais forte que uma convicção, esta é forjada através da fusão entre as crenças, os valores e os objetivos. Se eu valorizo o dinheiro, então um dos meus valores é o dinheiro, se acreditar que o consigo obter, esta é a minha crença, se eu me comprometer a trabalhar 10 horas por dia, este é o meu objetivo para alcançar o resultado. Se eu repetir este processo com a ajuda dos meus slogans motivacionais, criarei uma convicção muito poderosa que me dará a energia e motivação necessária para alcançar o que desejo.

Dica: Relembre-se dos seus melhores momentos, como se sentiu, o que fez e o que causou esses resultados fabulosos. Acrescente-lhe “bons” slogans motivacionais, e repita-os, repita-os…

PERANTE O DESÂNIMO, DIGA O SLOGAN OPOSTO

Se você se está a sentir angustiado, confuso, e o medo começa a tomar conta de si, questione-se acerca do que é que tem medo. Tente perceber que tipo de diálogo interno está a passar-lhe na mente, que Slogan de incapacidade está a atormentar-lhe a acção? Em seguida, faça o oposto.  Se você é um vendedor e na sua mente está a passar a frase, “Eles não me irão comprar nada.” O medo está a apoderar-se de si, e emergem os slogans destrutivos. Diga o oposto, “Eles irão gostar daquilo que tenho para lhes oferecer”. Este tipo de afirmação poderosa irá mudar o fluxo energético de medo para ânimo. Este tipo de mudança de atitude positiva é um ponto fulcral no caminho para o seu sucesso.  Fazer o oposto daquilo que não funcionou para si, na grande maioria das vezes transforma-se em excelentes resultados.

Dica: Faça uma afirmação que inclua um slogan motivacional que seja o oposto do seu medo.

JOGUE O JOGO DA SUA VIDA

Divirta-se, é importante colocar alegria na sua vida especialmente quando você se relembra que é um jogo que escolheu jogar. Jogue bem. Jogue o seu melhor e divirta-se. Quando um actor sobe ao palco, ele cria o papel que representa. O guião contém o texto que tem de ser lido, mas o actor coloca em palco a sua emoção e o carácter que dá forma ao personagem. Ele cria, expressa-se e sente gozo com isso. É exatamente assim que a vida é.

Todos nós temos guiões que nos orientam a nossa vida, mas a grande maioria deles são inconscientes. Afortunadamente, podemos escrever o guião que mais gostamos e representar o papel que mais gozo nos dá e melhor nos serve. Se até ao momento se sente afastado daquilo que gostaria de ser, daquilo que gostaria de desempenhar na sua vida, represente. Represente, simule, imagine, cole-se ao papel que pretende expressar na sua vida. Tal como um actor que repete o texto do seu guião até o decorar, assim deverá fazer você. Simule aquilo que pretende ser as vezes que forem necessárias até que se sinta apto. Não exagere, não seja demasiado exigente, não queira agir apenas quando julgar que está na perfeição. Não faça isso, isso pode ser catastrófico. Treine o seu guião, tal qual o actor, tal qual um atleta, até estar bom o suficiente (não é necessário estar perfeito) para o representar na sua vida.

Em seguida, jogue o jogo da sua vida. Coloque-se em campo tal qual o actor ou um atleta, expresse o seu potencial com a emoção de quem quer fazer o jogo da sua vida. Dê tudo por tudo e desfrute do seu desempenho. Alegre-se enquanto executa a sua performance que o conduzirá ao seu resultado pretendido. Seja bem sucedido!

Potencie o seu jogo com as afirmações atrás referidas:

  • Eu consigo fazer isso
  • Anime-se 30 segundos antes da acção
  • Adicione um movimento motor ao seu slogan motivacional
  • Use a repetição com eficácia
  • Perante o desânimo, diga o slogan oposto
  • Jogue o jogo da sua vida

Estes são os slogans motivacionais primários, são a fundação e a base para a construção de outros mais específicos. Se você começar a implementar estas afirmações de capacidade, eles irão adicionar um grande impulso na sua vida. Se você conseguir solidificar uma atitude de, “Eu consigo fazer isso”, será o primeiro passo que irá fazer com que seja bem sucedido no jogo da sua vida. Mais ainda, ao acreditar em você abre-se o mundo das possibilidades.

Citação: As pessoas bem sucedidas muito dificilmente lhe dirão, “Você não consegue fazer isso.” Apenas pessoas fracassadas lhe dirão isso. – Robert Allen

A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email:

Abraço