Fundada a 6 de Agosto de 2010, a Escola Psicologia faz parte de uma Rede Educacional de Blogs intitulada Escolas Plus, e tem como objetivo ensinar através dos seus conteúdos práticos, toda e qualquer pessoa que deseje melhorar a sua condição de vida. O nosso principal objetivo prende-se com a divulgação práica e profunda de técnicas, dicas e recomendações na área da psicologia, motivação, felicidade, terapias psicológicas e um conjunto alargado de outros temas. O nosso comprometimento é a qualidade editorial de nossos conteúdos. Esperemos que essa aposta continue a marcar a diferença numa área extremamente concorrida como é a Psicologia.

Acredito que a psicologia positiva do funcionamento humano é na actualidade a abordagem mais completa e credível ao serviço de quem pretende promover a sua qualidade de vida, obter bem-estar, alcançar um objectivo ou adquirir uma melhor saúde mental e consequentemente uma melhor saúde geral.

ABORDAGEM

A psicologia positiva ocupa-se da promoção das forças e virtudes existentes em cada individuo, relegando para segundo plano o modelo de interacção meramente psicopatológico que observa as pessoas através das lentes do modelo da doença.

A psicologia clínica “patologizou-se” em demasia. É preciso reverter esta tendência e dar esperança às pessoas que se deparam com diagnósticos clínicos baseados na abordagem biomédica e patológica à qual podemos chamar de linguagem da doença. Esta abordagem promove a dicotomia entre comportamentos normais e anormais, problemas clínicos e não clínicos, população clínica e não clínica, situando a atenção da adequação e não adequação humana dentro da pessoa, ao invés de ser na interacção da pessoa com o meio ambiente e com as situações ou problemas do dia-a-dia.

A visão meramente patológica coloca assim as pessoas que procuram ajuda, como vítimas passivas de doenças intrapsíquicas e biológicas longe do seu entendimento e do seu controlo directo, as quais devem tornar-se recipientes passivos de um especialista da “cura”.

A ideologia da doença e a sua linguagem medicalizada e patologizada é de todo inconsistente com a perspectiva da psicologia positiva, em que a psicologia não é apenas uma ciência que se ocupa da doença ou da saúde, é muito mais abrangente. É sobre devolver às pessoas a sua autonomia, capacidade e funcionalidade para que possam restabelecer o controlo das suas próprias vidas. E isso só se consegue com trabalho, comprometimento, educação, aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
A informação disponibilizada tem a intenção de promover as capacidades, as competências, as forças e virtudes. O objectivo fulcral caminha no sentido de reestruturar a funcionalidade adaptativa, aumentando a eficácia e o bom desempenho e assim melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Se já foi diagnosticado com algum tipo de patologia de acordo com o DSM-IV como por exemplo, depressão, ansiedade, desordem de pânico, ansiedade social, ansiedade generalizada ou outras – saiba que de acordo com a linguagem da psicologia positiva que oferece uma nova forma de pensar sobre o comportamento humano, as “desordens” atrás referidas são condições comportamentais que se desenvolvem na relação com a vida individual de cada pessoa.
Acreditamos que as estratégias psicológicas utilizadas para melhorar e promover a qualidade de vida são intervenções educacionais, relacionais e sociais e não tratamentos médicos.

Equipe Editorial

  • Licenciado em Psicologia, exerce em clínica privada. É também preparador mental de atletas e equipas desportivas, treinador de atletismo e formador na área do rendimento desportivo.

  • Paulo Faustino é o fundador da rede Escolas+. É um empreendedor e blogueiro profissional, que conta já com alguns dos mais reconhecidos blogs do Brasil e Portugal. Estudante de Engª Informática em Sistemas de Informação, redator convidado do portal iMasters do Brasil e viciado em WordPress. Paulo Faustino é também palestrante internacional, tendo já participado em eventos de grande renome, como a ExpOn 2011 de São Paulo, o WordCamp 2011 de Lisboa, o Search Masters Brasil 2012 do Rio de Janeiro, entre outros.

Estatísticas

  • +2.600.000Páginas Lidas
  • +1.500.000Visitantes
  • 32329Assinantes
  • 208871Fãs

Artigos mais populares de sempre