A palavra campeão está associada a vencedor, a ganhador, a resultados e desempenhos de excelência, no fundo é aquilo que reconhecemos a todas as pessoas que consideramos terem sido bem sucedidas. Ter sucesso na vida não significa necessariamente bater recordes, subir ao Evereste, escrever um best seller ou ser figura pública. Ter sucesso é um sentimento interno de bem-estar, felicidade e realização pessoal, é um sentimento de auto-eficácia e adequação às situações de vida, sejam elas impostas pelas circunstâncias ou desejadas pela próprio pessoa.

Não deixe de ler também todas as outras partes desta nossa série de artigos sobre como ser um campeão na sua vida:

A série: Como ser um campeão na sua vida, pretende dar a conhecer aos leitores as estratégias e processos que lhe permitirão ser bem sucedido nas várias áreas da sua vida. Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email:

 

Apresentarei uma abordagem cientifico-prática para obter da vida aquilo que deseja. Um caminho para a auto-descoberta e desenvolvimento pessoal. Uma oportunidade para aprender a ter controlo sobre a sua vida. Apresentarei formas para desenvolver a força emocional necessária para criar confiança em si. Fique a conhecer as forças e virtudes que irão trazer significado à sua vida. Independentemente do seu estado de saúde, objectivos, desejos, sonhos ou qualidade de vida esta série pretende equipá-lo com as ferramentas mais recentes para implementar estratégias mentais de êxito e formas de pensar positivas através da experiência directa e prática, permitindo melhorar eficazmente todos os aspectos da sua vida.

Aprenda como lidar com o stress, ansiedade, estados de incapacidade e promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Aprenda a ter sucesso na sua vida e a ser feliz com a psicologia do êxito. A sua viagem para a transformação pessoal começa aqui.

VIDA DE CAMPEÃO

O campeão não sossega, é um desafiador nato, é um executante de topo, sempre procurando reforçar-se, vira-se para si próprio para sentir o que lhe serve. Está sempre procurando desafios. Nunca se acomoda e está constantemente à procura de mais, inventando novas formas de fazer melhor e com mais eficácia.
Foi assim com Picasso: Com noventa anos continuava pintando com a motivação e energia de uma criança. Foi assim com Carlos Lopes, Campeão Olímpico na maratona em Los Angeles 1984, aos 37 anos de idade.

Numa altura em que me encontrava em Sidney como treinador do atleta Carlos Calado que ia participar nos Jogos Olímpicos Sidney 2000, e Carlos Lopes já retirado das competições, estava como convidado VIP do Comité Olímpico Internacional, disse-me numa conversa num restaurante português situado naquele cidade, que ele não era fisicamente melhor que os outros atletas, mas aquilo que o diferenciava era o facto de treinar mais quilómetros e mais rápido que os seus adversários. Carlos Lopes sabia o segredo dos campeões, para ser o melhor em competição, tem de ser o melhor também em treino.

A reter: O nível de exigência sobre si próprio é uma característica dos executantes de topo.

VONTADE CONTÍNUA

Os campeões têm dentro de si o desejo de superação. Aquela mescla de celebração pela vitória e vontade de alcançar uma nova conquista rapidamente. Como dizia Ayrton Senna, para quem acomodação era palavra proibida: “Depois de uma corrida, procuro visualizá-la mentalmente e, quando a analiso, sempre descubro algo que eu poderia ter feito melhor: um traçado, uma curva, um momento de acelerar ou travar.”

Dica: Os executantes de topo, têm neles uma força motriz que os impele a tentarem sempre fazer melhor que da última vez.

O campeão quer saber o máximo de detalhes sobre aquilo que faz. Escuta as críticas, pede opiniões, analisa a sua performance, antecipa situações de dificuldade e prepara-se para as conseguir ultrapassar. Tudo com o objetivo de ir mais além. Claro que, apesar de escutar diferentes opiniões, ele sabe que a decisão é sua, e assume as consequências dos seus resultados. O campeão possui uma “cegueira mental” para os seus limites, está sempre centrado nas possibilidades de se superar. Ele vai atrás das competências necessárias para realizar os seus sonhos.

COMBATIVIDADE PERANTE O FRACASSO

Obviamente, dentro da plantação que se semeia para o sucesso, há sempre algumas sementes do fracasso, falha e desilusão. Assim, mesmo adorando a vitória, um campeão não deixa que o seu orgulho conduza à acomodação. Tal como os descobridores portugueses fizeram na conquista do novo mundo, ampliaram as suas fronteiras. Por isso, o campeão sabe que as derrotas fazem parte da vida. Provavelmente como todas as pessoas, ele detesta-as, evita-as, no entanto tem sangue frio suficiente para não entrar em desespero nos momentos mais difíceis e duros. Ele tem sabedoria para aprender com os seus erros e, principalmente, não atribui os maus desempenhos aos outros. Sabe ser responsável tanto nas derrotas quanto nas vitórias. É uma virtude dos campeões e executantes de topo. Não baixam a cabeça com os erros, pois reconhecem que eles fazem parte da sua evolução, fazem parte do percurso para o sucesso.

ACÇÕES ORIENTADAS PARA A VITÓRIA

“Eu jogo para ganhar, seja durante o treino ou num jogo real. E eu não vou deixar que nada fique no caminho de mim e do meu entusiasmo competitivo para ganhar.” Michael Jordan

“Eu posso aceitar a falha, todos falham em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.” Michael Jordan

“Eu não olho para as consequências de falhar um lance importante, quando você pensa acerca das consequências, pensa sempre em resultados negativos.” Michael Jordan

Nem todos têm de ser campeões no verdadeiro sentido da palavra, por isso adequa-se mais falar em executantes de topo, são todas as pessoas que conseguem elevados desempenhos seja no desporto, nos negócios ou na vida em geral. Os executantes medíocres nunca erram porque não ousam tentar. Só não falha quem não faz nada. Penso que o pior na vida não é ser infeliz ou fracassado, mas sim não ter encontrado coragem para ousar, para ir atrás de seus sonhos, para tentar, para se desafiar a tentar. Quem encontra essa coragem dentro de si, vive com muita paixão e intensidade, pois sabe que está a traçar um caminho no sentido de tentar realizar os desejos mais profundos de sua própria alma.

PAIXÃO

Todas as pessoas que conseguiram resultados extraordinários são apaixonadas pelo que fazem. Na grande maioria da vezes estas pessoas têm dificuldade em separar o trabalho de diversão, pois estão sempre muito empenhadas pelo trabalho que realizam. Elas sabem que existem problemas, porém não se fixam neles. Concentram a sua atenção nos seus objetivos e desenvolvem um pensamento positivo acerca de si próprios e dos resultados que pretendem atingir. O pessimismo não faz parte dos seus pensamentos. Afinal, o pessimismo só serve para aumentar o tamanho do problema e diminuir a sua capacidade para encontrar soluções.

Dica:Muita gente gosta de despertar pena. Mas entenda que é difícil você admirar alguém de quem tem pena. Portanto, evite essa postura de vítima. Se algumas coisas não deram certo, aprenda o que for possível da experiência e siga em frente.

IMPETUOSIDADE

Os campeões têm uma vontade enorme de seguir em frente. Quando estão estudando, planejando, executando, emanam uma energia capaz de ofuscar todas as limitações. Sabem que estão sempre vivendo momentos de decisão. E gostam dessa atitude na vida. Eles “alimentam-se dessa exigência que os seus objectivos demandam.
Por isso, antes de começar o seu dia, tome uma dose de vitamina “P” (de paixão), independentemente de como foi o dia anterior. Tente acordar mais cedo para fazer um pouco de exercício físico, oiça uma música animada, tome um banho energético, faça uma revisão daquilo que o reforça. Coloque os olhos na recompensa que quer alcançar com as acções a que se propõe fazer.

ENERGIZE-SE

Acompanhe com uma pitada de especiaria “C” (de Confiança e Comprometimento), perceba quais são as suas forças, que características tem que o diferenciam? Inspire, coloque uma postura arrojada, pronuncie palavras de incentivo, veja-se a enfrentar as dificuldades e a conseguir levar a melhor. Avance, percorra o caminho e dirija-se para a meta, não pare, force-se a impor um ritmo nas acções, relembre-se daquilo a que se propôs. Então, você estará pronto para começar bem o seu dia, com paixão e intensidade, buscando oferecer mais do que o combinado. Os campeões sabem que têm capacidade para superar as expectativas e, por isso, sempre surpreendem pela positiva.

REFORCE-SE

À noite, quando voltar para casa, reflita sobre o dia que passou. Comemore as vitórias e analise as derrotas. Este é um passo importante, nós alimentamo-nos de pequenas vitórias, de pequenas pistas para o sucesso. Veja o que é possível fazer para transformar essas derrotas em conquistas e, se for facto consumado, sofra apenas o tempo necessário para elaborar planos de acção e continuar a luta. Levante a cabeça e pense que amanhã você vai mudar o rumo da sua vida. Você tem capacidade de decisão, escolha o que fazer, não tenha pena de si, este sentimento é incapacitante, retira-lhe força e perspectiva para o futuro.

Se o dia foi realmente mau, ligue para um amigo ou desabafe com o seu companheiro. É bom expressar o que se está sentindo. Leia algo animador, escute uma música agradável, brinque com os filhos, faça uma refeição leve. Se estiver muito agitado, faça alguns exercícios de relaxamento ou de respiração, se a insónia chegar, não lute para dormir. Insónia não significa falta de sono, mas um tempo para se acalmar, descontrair e limpar a sua mente do turbilhão de pensamentos perturbadores, aproveite para ficar consigo mesmo.

A CAPACIDADE DE AGIR

Na consciência de um campeão, uma palavra de ordem salta à vista o tempo todo: Agora. Vive no presente. Ele tem consciência de que não pode deixar para amanhã o que os adversários podem fazer hoje. O desejo de vencer e a vontade de se superar fazem-no enfrentar todos os obstáculos que se cruzem no caminho, devido à certeza de que é assim que se constroem as futuras vitórias.
 

Quantas vezes você admirou atletas que dedicam anos da sua vida treinando forte para conquistar uma medalha olímpica?

A vida de uma atleta não é apenas subir ao pódio para receber uma medalha. É a convicção que o caminho para o pódio se faz através do treino diário que permite uma dedicação intensa e uma força de vontade enorme. No dia em que a força de vontade quebrar, o pódio também se transformará numa lembrança não concretizada, sem culpas, sem remorsos.

Certamente, ver a dedicação de um adolescente estudando arduamente para passar num teste é algo grandioso. É a imagem exata de um jovem consciente lutando para materializar um sonho. Os pais ficam orgulhosos de ver os filhos enfrentarem os desafios da vida. Existem no entanto alguns pais que evitam que os seus filhos resolvam alguns problemas por si mesmos.  Dessa forma, além de inibirem a capacidade do filho para encarar desafios, eles retiram todo o prazer que o jovem sentiria ao conquistar uma vitória. O resultado deste tipo de atitude pode vir a comprovar-se desastroso no futuro. Muitos dos jovens de hoje, movimentam-se pela facilidade, não se comprometem com o esforço e dedicação, evitando assim batalhar pelos próprios sonhos. Para ele, será bem mais prazeroso e confortável ficar parado do que seguir adiante. Afinal, os pais não lhe ensinaram a encarar a vida de frente.

Para muitos felizmente este não será o cenário, no entanto muitos outros existirão que permanecem à sombra do seu potencial. Todos aprendemos por modelagem, por observação dos comportamentos dos outros. Observar os comportamentos dos campeões é muito inspirador e orientador. Eles são modelos do esforço, dedicação, persistência, bravura e glória.

Lembre-se: um campeão não se satisfaz com o sonho. Ele quer materializá-lo e está disposto a dar tudo de si para que isso aconteça. A verdade é que realizar sonhos é uma tarefa muito árdua. Somente a consciência do resultado de seu trabalho lhe dará energia para treinar, treinar e treinar.

É sempre poético dizer que se deve trabalhar por prazer. E eu concordo com esta afirmação, no entanto não deveremos abandonar a ideia do processo necessário para ser bem sucedido. Não se esqueça de que resultados são sempre consequência de muita dedicação, boas estratégias e, principalmente, prazer de viver.

Se não desejar perder pitada desta série, considere subscrever a nossa newsletter para ser notificado por email sempre que lançarmos um novo artigo:

Endereço de Email:

 

Abraço