Indiscutivelmente somos seres pensantes. No entanto o nosso pensamento é alimentado e potenciado pela nossa capacidade imaginativa. A imaginação, visualização e criação de imagens mentais são tudo habilidades que nos permitem projetarmos o nosso futuro. A visualização é a habilidade que permite criar imagens que simulamos na nossa mente com base naquilo que desejamos, queremos ou pretendemos que venha a realizar-se.  Podemos imaginar-nos a melhorar-nos e com isso potenciar a nossa vida. Podemos antever na nossa mente um determinado resultado ou até mesmo visualizar algo, como por exemplo, a nossa casa de sonho. A imaginação é o limite. A visualização faz uso da imaginação para que possamos simular de forma mais real possível aquilo que pretendemos que venha a acontecer.

Não basta visualizar o que pretendemos para tornar os sonhos em realidade. A visualização aqui é definida como uma habilidade que estabelece forte relação com a imaginação (capacidade de planejar e simular resultados) com a motivação e com outras habilidades cognitivas, que em psicologia damos o nome de funções executivas. No fundo a visualização como promotora de resultados é o combustível das outras funções executivas, e todas em associação permitem a estruturação de ações para obtenção daquilo que desejamos.

A saber: Funções executivas, referem-se à capacidade de engajamento em comportamento orientado a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas.

A capacidade de orientar as imagens, de filtrá-las e canalizá-las no sentido de construir cenários que se aproximem da realidade e, consequentemente motivar-nos e incentivar-nos à sua persecução joga um papel fundamental enquanto potenciador da visualização. Expliquei este assunto de forma mais aprofundada no artigo, o poder da imagética: podemos imaginar a melhorar-nos?

“Sonhe sonhos grandiosos e, naquilo que sonhar, nisso você se tornará.”  - James Allen

Toda a realização começa na mente. Portanto, o que você vê na sua mente é o que o influencia, é o que o orienta e conduz, ou não, aos resultados desejados. Palavras, pensamentos e imagens positivas potenciam a sua mente, escolha o que pretende criar na sua mente para que possa igualmente florescer no mundo real. Clarifique a sua visão de sucesso. Se você acerta no seu alvo ou não, é em grande parte dependente da clareza das imagens criadas na sua mente. De acordo com esta perspetiva, importa levantar uma questão:

Quão nítida é a sua visão relativamente ao que deseja obter?

OBTER AQUILO QUE QUER

Sem dúvida que devemos utilizar todos os recursos mentais disponíveis para podermos criar uma visão daquilo que queremos, isso é potenciar a nossa mente em função dos resultados que desejamos ver realizados. No entanto um passo adicional terá de ter lugar para efetivar aquilo que antecipadamente foi visualizado na mente. Falo exatamente de ações intencionais  e específicas que possam materializar a visualização. Caso contrário, você estará simplesmente praticando o pensamento positivo inerte.

Quando você tem uma visão clara daquilo que quer e eventualmente do que fazer para tornar esse sonho em realidade, quando se deparar com as possibilidades, você irá reconhecê-las e estar preparado para agir. No caso das possibilidades não lhe baterem à porta, se a sua visão o inspirar, certamente irá promover um conjunto de ações que só por si criarão as possibilidades necessárias à execução da sua visualização.

A reter: A Visualização por si só não leva a lugar nenhum, mas ainda assim é por onde você deve começar.

imagine

A IMPORTÂNCIA DE USAR A VISUALIZAÇÃO

Faço-lhe a seguinte questão: “Onde você quer estar daqui a um ano?” Sempre que você faz planos, sempre que você idealiza algo ou perspetiva alcançar alguma coisa, imagens mentais correspondentes são criadas na sua cabeça. Tal como referido anteriormente, no exato momento que as imagens são criadas e estejam de acordo com os seus desejos, elas são reais para si. Todo o seu corpo reage ao cenário que está a viver na sua cabeça. Corpo e mente alteram o seu estado. Você está agora num estado alterado de consciência. Você passou a viver internamente o filme do seu desejo. Quanto mais pormenores, cores, cheiros, sensações e emoções fizerem parte desse cenário, mais ímpeto, motivação e confiança você terá para passar tudo para ações. A visualização é uma habilidade muito poderosa. A visualização tem o poder de mobilizar todo o seu organismo em prol do resultado perspetivado. Quando mais você acreditar nos cenários criados por si mesmo na sua mente, mais viabilidade existe em energizá-lo a tomar ações que promovam esses mesmos cenários.

SEM UMA VISÃO A VIDA PODE TORNAR-SE ABORRECIDA

Você está entediado, desligado e desiludido com a vida? Se assim for, é provável que lhe falte uma visão acerca do que pretende para si. Você não gastou o tempo e energia necessários para definir o seu futuro. Você está desperdiçando o seu tempo e a sua vida. É como se momento a momento você não idealizasse nada ou não desejasse alcançar nada. O ser humano sem objetivos, fica sem rumo, fica sem estímulos que despertem e canalizem a energia para a obtenção ou realização de algo. Quando nascemos vimos ao mundo com um ânimo para a ação, para a descoberta e reforço daquilo que queremos fazer e alcançar.

Eu desafio-o a formular uma visão acerca daquilo que gostaria de viver ou alcançar daqui a um ano. Ter uma visão clara e vívida acerca do seu futuro vai animar consideravelmente o seu dia-a-dia. Irá energizá-lo. Irá inspirá-lo e elevá-lo. Acenda sua a paixão visualizando o que deseja alcançar.

A reter: Insatisfação e desânimo não são causadas pela ausência de coisas, mas pela falta de visão.

A VISÃO FORNECE-LHE PROPÓSITO

Você é capaz de muito mais. Uma visão clara e concisa fornece uma finalidade. De repente, toda aquela confusão e procrastinação irá dissipar-se. O seu caminho ficará mais claro. Você vai movimentar-se com intenção. Você vai levantar-se e tornar-se a pessoa que a sua visão estimula a que você seja. Você planta a semente e observa algo a crescer. Certamente daqui a uma ano, você vai ficar surpreendido com aquilo que realizou.

“A visão não é apenas uma imagem do que poderia ser, é um apelo ao nosso eu mais elevado, uma chamada para se tornar algo mais.” - Rosabeth Moss Kanter

A VISÃO GUIA A AÇÃO

As nossas realizações não acontecem por acaso (pelo menos na grande maioria das vezes). Para alcançarmos algo que desejamos, mas que consideramos que necessita da nossa dedicação e empenho, é importante ter a noção de que o processo passo a passo, do pouco a pouco favorece a materialização da nossa visão. Se você todos os dias perguntar a si mesmo:  “O que eu posso fazer hoje para mover-me um passo mais perto da minha visão?” Existe uma conversa que você pode ter? Existe um livro que você pode ler? Há um trabalho a ser feito? A sua visão vai orientar a sua ação e levá-lo para o centro do alvo. Você ficará mais próximo de atingir os objetivos desejados.

Se eu não sei para onde quero viajar, fico à deriva, à mercê da vida e dos outros, podendo ir ter a um lugar qualquer. Com um objetivo em mente, você pode orientar os seus passos e ações no sentido de se ir alinhando com o que pretende alcançar.

“Você tem que pensar em coisas grandes, enquanto você está fazendo coisas pequenas, de modo que todas as pequenas coisas caminhem na direção certa.” - Alvin Toffler

A VISÃO LEVA A RESULTADOS

Em última análise, a visão desagua nos resultados. Assim que você começa a desenvolver ações de acordo com a sua visão, a sua mente irá passar a processar as possibilidades com que se depara de forma mais assertiva e funcional. Eventualmente, você vai tornar-se consciente de que atingir o seu objetivo é inevitável. Você vai perceber que grande parte dos seus pensamentos organizam-se no sentido de procurar soluções que promovam aquilo que deseja alcançar e que previamente viu na sua mente.  Você apenas tem que seguir a sua visão. Os resultados irão aparecer.

Aponte a sua mira para o alvo e você irá melhorar significativamente os seus resultados. A sua vida vai florescer. Você vai aumentar a probabilidade de prosperar.

“Muitos dos nossos sonhos parecem impossíveis, depois improváveis, depois inevitáveis.” - Christopher Reeve

imaginations

DEFINA A VISÃO QUE DESEJA ALCANÇAR

Você tem dificuldade em criar uma visão clara para a sua vida? Você realmente sabe onde quer estar daqui a um ano? Isso não é algo que seja ensinado na escola. Portanto, você pode precisar de algumas orientação para descobrir isso. Apesar da visualização ser uma habilidade natural nos seres humanos, é usual as pessoas não estarem suficientemente cientes disso no sentido de usarem essa capacidade extraordinária na elaboração do seu futuro.

Por exemplo, tente recordar-se do seu primeiro dia de escola. Faça isso agora. Quando acede à sua memória, aquilo que lhe surge na mente são imagens dos acontecimentos que ainda consegue recordar. No entanto, provavelmente algumas das imagens que possam pertencer ao cenário criado na sua mente, são uma construção sua e atual. Ou seja, você está a usar a sua imaginação e visualização para construir o que não consegue recuperar da sua memória.

Para definir a visão que deseja alcançar, o processo é idêntico. Você tem de aceder a imagens que conhece, a coisas que sabe serem reais e utilizá-las como projeções para construir o seu cenário futuro imaginado. Coloque o máximo de pormenores possíveis. O seu cérebro não distingue cenários reais de cenários imaginados. Por esse motivo, quer você se remete para o seu passado, recordando-o, ou se remeta para o seu futuro visualizando-o, o seu corpo reage da mesma forma. No artigo: O poder da imagética, podemos imaginar a melhorar-nos?, expliquei o processo das reações físicas que o corpo sofre em resposta às imagens mentais.

A vantagem de visualizar o que se deseja alcançar, é que as imagens estabelecem uma forte relação com os sentimentos e com os pensamentos. Se as imagens que cria acerca do seu futuro, são imagens carregadas de paixão, de desejo e impeto, certamente o seu corpo irá reagir a esse cenário criando (antecipando no seu corpo) os sentimentos que julga ir experimentar quando chegar o momento. Na verdade, você começa a viver o seu futuro antes de ele se materializar. Isto é extraordinário, porque você começa a organizar-se de acordo com a sua nova realidade. A realidade antecipada. Este processo é utilizado por muitos atletas antes de baterem os recordes desejados. Os atletas treinam diariamente com a convicção que chegará o momento em que conseguirão superar-se e consequentemente superar os seus recordes. Vivem o seu dia-a-dia à luz daquilo que pretendem vir a alcançar.

Para realizar grandes coisas, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar ” – Anatole France.

Abraço